O Grupo BMW está a apresentar aos representantes dos meios de comunicação internacionais os primeiros veículos de uma frota piloto que vai entrar em serviço este ano. Após quatro anos de trabalho de desenvolvimento, o veículo a hidrogénio BMW iX5 e o projecto de desenvolvimento está a entrar na sua próxima fase crítica.
A frota com menos de 100 veículos será utilizada internacionalmente para demonstração e ensaio junto de vários grupos-alvo. Esta experiência de condução activa será, portanto, a primeira oportunidade para uma impressão directa do que o BMW iX5 Hidrogénio tem para oferecer.
"O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, por conseguinte, na protecção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energias renováveis", disse Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG. "Devemos utilizar este potencial para acelerar também a transformação do sector da mobilidade. O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeças quando se trata de mobilidade sem emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra do ponto de vista climático em todo o mundo".
O BMW iX5 a hidrogénio foi desenvolvido com base no actual BMW X5, tendo sido revelado pela primeira vez como um concept em 2019. Os primeiros protótipos foram então disponibilizados na IAA Mobility 2021 para os visitantes experimentarem em acção como "shuttle".