ACP-BP

Pub

Automóvel lidera no aumento da receita fiscal

| Revista ACP

Valor dos Impostos cobrados cresceu 1.830 milhões euros ano passado. ISP, IUC e Imposto de Selo foram as maiores subidas e setor continua a ser a via rápida para a receita fiscal. 

O valor da receita fiscal cobrada em 2019 aumentou 1.830 milhões de euros face ao ano anterior, o que equivale a mais cinco milhões de euros a entrar diariamente nos cofres do Estado quando comparado com 2018.

A liderar este aumento da receita fiscal está o setor automóvel, com o ISP, IUC e ainda Imposto de Selo a representarem o maior aumento percentual. Apesar desta tendência, registo negativo apenas para o ISV (Imposto sobre Veículos) que, devido à contração do mercado automóvel nacional, teve uma quebra de 5,2% nas receitas. 

O imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) assegurou mais 230,3 milhões de euros (7%), para um total de 3,5 mil milhões de euros de encaixe numa das rubricas de receita fiscal que mais subiram, atingindo desde há três anos valores de receita nunca antes registados. 

Imposto de Selo e Imposto Único de Circulação foram outros dos impostos cuja cobrança mais acelerou - respetivamente, 7,7% e 8,8% - com o conjunto da tributação indireta a valer 26,1 mil milhões de euros (mais 6,3% que em 2018).

scroll up