Com a chegada do verão, as autocaravanas voltam a dominar as estradas portuguesas, ou não fosse Portugal o segundo destino europeu mais procurado para este tipo de turismo, que alia liberdade, natureza e conforto.
No entanto, conduzir e pernoitar numa autocaravana traz desafios que exigem preparação e atenção às regras.
De acordo com Humberto Carvalho, diretor de formação ACP, a maioria das autocaravanas pode ser conduzida com carta de condução de categoria B, desde que o peso não ultrapasse os 4250 kg.
Ainda assim, é necessário verificar a sinalização, pois há locais onde autocaravanas com mais de 3500 kg podem estar proibidas.
A dimensão do veículo é outro fator a ter em conta. A altura e o comprimento requerem atenção redobrada nas manobras, principalmente ao atravessar túneis, pontes ou zonas com curvas apertadas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O estacionamento é outro dos temas que mais dúvidas levanta, e nos últimos anos houve alterações relevantes na legislação.
Atualmente, as pernoitas devem ser feitas preferencialmente em áreas de serviço para autocaravanas (conhecidas por ASAs) onde há condições adequadas de segurança, abastecimento de água, descarte de resíduos e, por vezes, até eletricidade.
Estacionar fora destas zonas, sobretudo em áreas protegidas como as da rede Natura 2000, é expressamente proibido.
Antes de cada viagem, há também procedimentos de segurança que não devem ser ignorados. O gás deve ser desligado durante a circulação, especialmente se o frigorífico funcionar a gás.
Claraboias e janelas basculantes também exigem especial atenção e devem estar bem fechadas para evitar acidentes como conta João Oliveira, sócio do ACP: “é fácil esquecer uma claraboia aberta, mas pode ser perigoso. Já me aconteceu.”
Por fim, para quem pretende viajar com segurança e tranquilidade, o site do ACP Autocaravanismo disponibiliza informações úteis sobre autocaravanismo, incluindo mapas de áreas de serviço e conselhos de condução.