Imagine um mundo onde fosse possível realizar longas viagens sem necessitar de perder tempo nas longas filas de espera dos aeroportos. Um mundo onde, em alternativa, fosse possível utilizar a sua própria cabine privada em 1ª classe, que fosse ter consigo a casa e o levasse diretamente ao seu destino enquanto dorme, lê, relaxa, trabalha, em total privacidade e segurança.
É esta visão para o futuro da mobilidade que a Volvo Cars apresentou com o Volvo 360c. Assente numa visão holística na qual o modo de viajar é autónomo, elétrico, conectado e seguro. O 360c pode abrir novos e emergentes mercados para a Volvo Cars, por exemplo na multimilionária indústria de transporte aéreo.
O 360c tem como base um automóvel completamente autónomo, totalmente elétrico, e sem necessidade de condutor humano. Este concept car consegue maximizar o espaço disponível através de um design inovador com ausência de volante, pedais e de motor de combustão. Assim, é possível reinventar a disposição tradicional dos passageiros em filas de 2 ou 3 pessoas.
Ambiente para dormir, trabalhar, relaxar e espaço de entretenimento. O 360c apresenta 4 disposições possíveis para veículos de condução autónoma - todos com capacidade de reinventar a forma como as pessoas viajam. Apresenta também uma proposta inovadora e global sobre a forma como os modelos autónomos poderão comunicar com todos os outros utilizadores da estrada.
Segundo o presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, o “negócio irá mudar nos próximos anos e a Volvo deverá ser capaz de liderar essa mudança na nossa indústria. A condução autónoma irá possibilitar dar o próximo grande passo em matéria de segurança e abre a possibilidade a novos modelos de negócio muito interessantes no qual as pessoas poderão passar tempo de qualidade no automóvel a fazer o que verdadeiramente lhes interessa.”
O 360c representa um concorrente alternativo para as viagens aéreas de curta distância, uma indústria multibilionária composta por companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros fornecedores de serviços. As viagens relativamente curtas, nas quais a distância entre a origem e o destino é de cerca de 300 km serão aquelas com maior potencial para um modo de viajar disruptivo e alternativo.
Para além dos potenciais grupos de novos clientes para o negócio da Volvo Cars, o 360c traz consigo implicações para o futuro da mobilidade, do planeamento das cidades, das infraestruturas e da pegada ecológica das sociedades modernas. Este novo concept reinventa, não só a forma como as pessoas viajam mas também a forma como elas interagem com a família e os amigos durante as mesmas, e como elas podem vir a ganhar tempo enquanto viajam nas cidades do futuro.
O 360c representa um primeiro, mas convicto, passo para alargar a discussão em torno do potencial de transformação das sociedades em vários sentidos, trazido pelas tecnologias da condução autónoma.