A proibição da venda de veículos novos movidos a combustão anunciada para 2035 pela UE, está a obrigar os países a tomarem medidas para enfrentarem os novos cenários que aí vêm. E um deles é a Suécia que está a converter uma das suas autoestradas na primeira via eletrificada do mundo, que deverá estar pronta até 2025.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Trata-se da E20, uma rodovia que liga as três principais cidades daquele país escandinavo – Estocolmo, Gotemburgo e Malmö – e faz parte de um projeto ambicioso que inclui mais de 3.000 quilómetros de estradas eletrificadas. O objetivo é permitir que os veículos elétricos sejam carregados em movimento e estão a ser estudadas três opções para que isso aconteça.
Um sistema de cabos aéreos, como acontece nas ferrovias, poderá vir a ser aplicado aos veículos pesados. O carregamento condutivo que admite, que admite ambas as aplicações, desde que haja um trilho encarregado de fornecer eletricidade e algum elemento acoplado ao veículo para tocá-lo, também está a ser equacionado e o carregamento indutivo será a terceira opção. Esta pode vir a utilizar equipamentos especiais enterrados no solo, além de uma bobina instalada no próprio carro.