A Tesla quer construir a próxima Gigafactory na Europa e Portugal reúne bons motivos para acolher a próxima fábrica de última geração daquele construtor norte-americano, já em 2017.
Portugal, Espanha, França, Holanda e alguns países da Europa Oriental estão na corrida para receber mais uma unidade industrial da Tesla. E o nosso País tem bons motivos para conseguir atrair este grandioso projeto com enormes repercussões no PIB nacional.
Entre os grupos de debate com interesse nesta matéria encontra-se o ‘GigainPortugal’ que fez questão de reunir 16 bons motivos para a Tesla instalar uma das suas fábricas em solo nacional. São eles:
1. Bons portos marítimos;
2. Rede multi-modal de transporte para a Europa, Médio Oriente, África e Estados Unidos;
3. 50% da energia produzida em Portugal é gerada através de fontes renováveis. A Gigafactory poderia armazenar e devolver à rede de distribuição o excesso energético;
4. Somos um cluster automóvel de alta eficiência. A fábrica da Renault em Cácia foi considerada a melhor fábrica do Grupo francês em 2016, e a Bosch tem sido premiada pela sua correta gestão;
5. A famigerada Plataforma Logística do Poceirão, é um dos potenciais locais para implementação da Gigafactory em Portugal. São vários os argumentos: exposição solar privilegiada, espaço para implementação da infraestrutura, custo dos terrenos e localizada privilegiada (20 minutos de Lisboa, 15 minutos do Porto de Setúbal, 10 minutos do futuro Aeroporto de Alcochete).
6. Proximidade com o novo Aeroporto de Lisboa;
7. Voos diretos para todas as partes do mundo, a partir de Lisboa;
8. Há mais de 200 empresas em Portugal, fornecedoras de componentes para a indústria automóvel (Continental, Siemens, Bosch, Delphi, etc);
9. Mão-de-obra especializada e motivada.
10. Custo por trabalhador inferior à média europeia;
11. Ambiente económico propício à inovação;
12. Fomos dos primeiros países a montar uma rede elétrica de carregamento;
13. Excelente exposição solar;
14. Portugal tem as maiores reservas de Lítio da Europa;
15. Know-how de excelência na construção de infraestruturas;
16. Portugal e a União Europeia têm condições para propor benefícios fiscais e apoio ao investimento.
A nova fábrica da Tesla na Europa é um dos grandes pilares do construtor para aumentar a produção anual – atualmente está limitada a 80.000 unidades/ano – e assim conseguir atingir a estabilidade financeira que tem faltado nos últimos anos.