E ao fim de 90 anos a Toyota ultrapassou a GM

| Revista ACP

Desde 1931 que a General Motors era a líder nas vendas de automóveis nos Estados Unidos

toyota-eua

O gigante automóvel americano General Motors (GM) perdeu pela primeira vez em 90 anos o título de maior vendedor de automóveis dos Estados Unidos da América.

A japonesa Toyota conquistou o primeiro lugar, vendendo mais de 2,3 milhões de veículos no ano passado, uma subida de 10%.

A GM disse que as suas vendas, que caíram 13%, foram prejudicadas pela escassez generalizada de peças, em particular os semicondutores (chips), que tem vindo a afectar a indústria automóvel.

A empresa de Detroit tinha-se classificado como o vendedor de automóveis número um dos EUA desde 1931 e prometeu que iria recuperar.

Globalmente, os analistas esperam que o número de carros novos vendidos nos EUA tenha aumentado cerca de 2% em 2021, em comparação com 2020.

Mas as compras continuam em níveis mais baixos em comparação com os seus níveis pré-pandémicos, à medida que as empresas se debatem com os problemas da cadeia de abastecimento, problemas que também têm causado preços mais altos para os consumidores.

"A principal restrição para as vendas continua a ser a redução dos níveis de inventário como resultado da escassez de semicondutores", disse Elaine Buckberg, economista chefe da GM, numa declaração sobre as vendas da empresa e as perspectivas para 2022.

A GM vendeu cerca de 2,2 milhões de veículos no ano passado, contra 2,5 milhões em 2020, confiando nas suas rentáveis pick-up e SUV para aumentar os resultados.

A Toyota, que registou fortes vendas dos seus híbridos e outros modelos, foi menos afectada do que alguns outros fabricantes de automóveis pela escassez de chips, graças à decisão de constituir uma reserva após o terramoto e tsunami de 2011. Mas também foi forçada a cortar a produção no meio da escassez.

Mas as principais empresas automóveis da América têm vindo a ceder terreno aos rivais internacionais muito antes dos efeitos relacionados com a pandemia.

A Ford, a General Motors e a Chrysler já foram responsáveis por 90% de todas as vendas de automóveis nos EUA e ainda reclamaram mais de metade em 2008. Mas isso já foi ultrapassado.

O Camry da Toyota foi o carro de passageiros mais vendido nos EUA durante 20 anos, enquanto o seu Rav4 se classificou como o SUV mais vendido durante cinco anos.

scroll up