A União Europeia (UE) está a esboçar um plano para a criação de um novo paradigma automóvel europeu: pequeno, elétrico e acessível. E, no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está a ser desenvolvido em Portugal um automóvel que pode encaixar nos objetivos de Bruxelas e que acaba de receber autorização para circular em qualquer estrada da UE.
BEN é o nome do projeto criado no CEiiA para um veículo elétrico ligeiro 100% português.
O novo automóvel assenta na plataforma digital, que pretende evoluir continuamente, e numa plataforma física modular, que permite a adaptação do veículo a várias aplicações. A plataforma física é baseada num skate (2,5mX1,5mX1,52m) e tem um espaço multiconfigurável, até três lugares e entre 100 e 400 litros de capacidade.
O BEN, que está preparado para a condução autónoma, recebeu este mês o certificado de homologação da UE e pode, desde dia 18 de dezembro, ser conduzido em toda a Europa.
A certificação foi obtida após um longo e exigente processo de avaliação realizado no IDIADA, em Espanha, uma entidade que testa conceitos, engenharia e tem um programas de validação.
Em comunicado, Helena Silva, administradora e chief technology officer do CEiiA, afirma que o BEN é “um construtor de mobilidade europeu”.
“Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por e-cars mais acessíveis, pequenos e sustentáveis. O BEN está, assim, alinhado com a iniciativa small and affordable e-car lançada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com o objetivo de criar um carro do futuro europeu”, acrescenta.
O certificado de homologação é o culminar da primeira fase de desenvolvimento do BEN, e abre a porta para a fase de produção.
A fase seguinte passa pela produção de lotes de edições especiais do BEN.
Segundo o comunicado, a produção em larga escala deverá começar durante o ano de 2026 em Portugal e noutros locais europeus.
O CEiiA indica ter processos de negociação “em curso” para em 2030 produzir de forma descentralizada. O primeiro objetivo é produzir 20 mil unidades por ano.
O preço do BEN começa nos oito mil euros.
Todo o projeto por detrás do BEN é desenvolvido pelo consórcio BeNeutral, liderada pela Nos e que conta com mais de 40 parceiros, incluindo as universidades do Minho e Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, e as gigantes Toyota e Bosch.