A Comissão Europeia (CE) pode ter revisto profundamente as metas de emissões e eliminado o fim dos motores de combustão previsto para 2035, mas não desiste da ideia de eletrificar a mobilidade no “Velho Continente”.
Para o fazer aposta na iniciativa “Small Affordable Cars”, inscrita no novo Pacote Automóvel proposto pela CE, pacote esse que inclui medidas para apoiar a indústria automóvel.
Na prática esta iniciativa consiste em criar uma categoria regulatória para pequenos veículos elétricos, com regras mais leves e incentivos adicionais se forem produzidos dentro da União Europeia (UE).
Anunciada há uns meses, esta categoria viu agora revelados alguns dos seus detalhes. Para começar, estes veículos terão de ser produzidos na UE e ter até 4,2 metros de comprimento.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Além disso, a CE propõe congelar durante 10 anos os requisitos aplicáveis à nova categoria de pequenos carros elétricos.
O objetivo é reduzir a incerteza regulatória para a indústria e, desta forma, ajudar a reduzir os preços destes modelos.
Ao mesmo tempo, a CE pretende com esta nova categoria facilitar a implementação de várias medidas de “discriminação positiva” por parte dos Estados-Membros e autoridades locais.
Entre estas encontram-se não só apoios fiscais e não fiscais (como subsídios à compra e benefícios fiscais), mas também medidas como estacionamento diferenciado, carregamento com desconto ou acesso privilegiado a faixas e zonas urbanas.