Avarias dos carros elétricos: quais são as mais comuns?

Problemas com motores são raros, mas outros fatores deve ser tidos em conta

A mobilidade elétrica apresenta aos condutores e aos especialistas do setor automóvel novos desafios. Estes veículos incluem especificidades como a segurança ou a manutenção, por exemplo. Neste quadro, importa perceber a que avarias dos carros elétricos deve estar atento. Para o ajudar (e evitar surpresas), enumeramos algumas.

As avarias dos carros elétricos são frequentes?

Ainda que este seja um dos principais receios dos utilizadores, a verdade é que os problemas com carros elétricos não são, regra geral, muito frequentes. Desde logo, porque os motores são bastante mais simples do que os de combustão interna.

Por terem menos componentes — não dispõem de velas, correias de distribuição, filtros de óleo, de ar e de combustível, entre outros — são menos exigentes e dispendiosos em manutenção. Por isso, os problemas técnicos associados a estas peças — sujeitas a um intenso desgaste — não são uma preocupação.

Entre as principais avarias dos carros elétricos encontram-se problemas nas baterias ou nos sistemas eletrónicos, de travagem ou de refrigeração, por exemplo.

Avarias dos carros elétricos relacionados com bateria

Atendendo à sua centralidade no funcionamento dos automóveis elétricos, a bateria é, inegavelmente, um dos componentes que mais se desgastam ao longo do tempo. Desse modo, constitui uma potencial fonte de avarias a longo prazo.

Ainda assim, importa sublinhar que, perante um problema com este componente imprescindível, nem sempre é necessário substituir a bateria por completo — o que seria bastante dispendioso. A avaria pode resolver-se com a troca de apenas um dos módulos. Conheça, neste artigo, os cuidados a ter para evitar anomalias e prolongar a vida útil da sua bateria.

De notar que, neste âmbito, as inspeções regulares (com a periodicidade indicada pelo fabricante) podem ser decisivas na deteção atempada de problemas, podendo assim evitar incêndios ou curtos-circuitos.

Avarias no sistema de travagem regenerativa

Os veículos elétricos estão dotados de um mecanismo que permite, com as desacelerações e as travagens (no fundo, quando a velocidade de rotação do rotor é superior à velocidade do campo girante), recuperar energia para a bateria. Este sistema de travagem regenerativa permite poupar significativamente, tanto na autonomia como no desgaste das pastilhas e dos discos dos travões, pois a travagem acontece por via do motor.

No entanto, é crucial ter atenção às avarias dos carros elétricos relacionadas com este mecanismo. É imprescindível verificar regularmente os fluídos de travões — preferencialmente com um ponto elevado de ebulição — e os fluídos de lubrificação. Em relação a este último ponto, é de notar que o chiar do sistema de travagem se torna mais notório nestas viaturas, devido à sua locomoção mais silenciosa.

Avarias no sistema de refrigeração

Embora os elétricos apresentem uma menor tendência de sobreaquecimento quando comparados com os carros convencionais, este continua a ser um ponto relevante. Lembre-se: o sistema de refrigeração é essencial para que o veículo funcione adequadamente. Entre os componentes que é necessário refrigerar, contam-se:

  • O conversor de potência (inversor), uma vez que os transístores de potência aquecem bastante, devido às altas correntes.
  • O motor elétrico de tração.
  • A bateria de tração (que tanto pode precisar de refrigeração como de aquecimento).

Os fluidos de refrigeração entram em contacto com as baterias, assegurando que estas operam em condições ótimas. Além de evitar o sobreaquecimento — que pode estar na origem de múltiplas avarias dos carros elétricos — este sistema permite proteger a bateria das temperaturas extremas (altamente prejudiciais para a sua vida útil).

Por isso, é fundamental a sua revisão periódica, de modo a evitar a ocorrência de anomalias.

Outras avarias dos carros elétricos a considerar

Algumas das avarias dos carros elétricos que mais inquietam os utilizadores relacionam-se com o funcionamento do sistema eletrónico. São, no entanto, bastante incomuns: os fabricantes investem muitos recursos nestes mecanismos vitais à segurança.

Além do funcionamento do motor elétrico, outros componentes devem ser tidos em conta. É o caso, a título ilustrativo, do sistema de fecho centralizado — que permite desbloquear e bloquear todas as portas do veículo — do sistema de iluminação ou de arranque.

Onde reparar um automóvel elétrico?

Considerando as peculiaridades destas viaturas, é recomendável que procure profissionais especificamente certificados. Além disso, a bateria destes automóveis tem, em geral, uma garantia de 8 anos ou de 160.000 km.

E se ficar sem bateria a meio da viagem?

Se necessitar de assistência em viagem, o ACP proporciona um conjunto de serviços específicos para estes veículos, com profissionais especializados que lhe garantem toda a segurança e tranquilidade na estrada.

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