Os carros elétricos poluem?

Conheça o impacto ambiental destes veículos

As vendas de veículos elétricos não param de aumentar e Portugal não é exceção. O ano de 2022 terminou com um novo recorde de vendas de automóveis elétricos novos (36.258) e os portugueses efetuaram quase 2,5 milhões de carregamentos, ao longo desse ano. No entanto, muitos condutores questionam a poluição.

O impacto ambiental dos veículos elétricos revela-se inferior ao dos veículos de combustão. Carros 100% elétricos são mais ecológicos, pois não emitem diretamente quaisquer gases para a atmosfera. Os custos de manutenção e utilização também são menores. As dúvidas relativas à poluição dos carros elétricos prendem-se, sobretudo, com as baterias e o seu fabrico.

Papel das baterias no impacto ambiental dos carros elétricos

Apesar de constituírem os elementos mais focados na compra de uma viatura elétrica, as baterias também provocam incertezas sobre o seu destino no final de vida. Afinal, depois de inutilizadas, o que lhes acontece e onde vão parar?

Estas preocupações nascem, devido à bateria ser, em geral, o componente mais caro destes veículos. Todavia, mediante uma utilização cuidada, pode durar vários anos.

Quando as baterias deixam de conseguir alimentar um automóvel elétrico, podem passar a armazenar energia. Um bom exemplo disso surge, aliás, no consumo doméstico. As baterias, com o uso, vão progressivamente perdendo a sua capacidade inicial. No entanto, apesar de reduzida, a energia disponível ainda pode ser utilizada para apoiar uma residência familiar ou uma empresa, apenas com pequenos ajustes técnicos. Desse modo, os seus componentes não ficarão sem destino, dissipando as dúvidas sobre se, nesta fase, os carros elétricos poluem.

As baterias podem, ainda, ser recicladas. Na Europa, a maioria é enviada para a Bélgica ou a Alemanha. Estes países possuem infraestruturas capazes de garantir o correto processo de reciclagem do lítio, presente nas baterias.

Este procedimento remove 95% da matéria-prima, permitindo que o lítio seja reutilizado noutros aparelhos elétricos e eletrónicos. Além disso, pode ainda aproveitar-se na produção de novas baterias para veículos elétricos.

O fabrico de carros elétricos polui o meio ambiente?

Outra das preocupações consiste na poluição causada pela produção de carros elétricos. Atendendo ao tipo de matérias-primas utilizadas no fabrico, como o lítio, o cobalto e o níquel, os níveis de poluição emitida, nesta fase, são superiores aos dos automóveis a combustão.

Em 2021, um estudo do Massachusetts Institute of Technology Energy Initiative concluiu isso mesmo. Os investigadores apontam como principal causa deste fenómeno a produção de baterias. Contudo, embora seja verdade que, nesta etapa, os carros elétricos poluem mais o meio ambiente, torna-se fundamental considerar que estas emissões compensam-se durante todo o período de utilização, sem produção direta de CO2.

Como os carros elétricos poluem, a Comissão Europeia pretende reduzir as emissões

Além dos fatores mencionados, importa considerar que os carros elétricos poluem, ainda, através dos travões e dos microplásticos dos pneus. Com o intuito de reduzir estas emissões, a Comissão Europeia apresentou a proposta das novas normas Euro 7 em 2022. Entre outros pontos, estas regras visam regular as emissões provenientes, precisamente, dos travões e dos pneus.

Relativamente aos carros elétricos, as normas debruçam-se, ainda, sobre a regulação da durabilidade das baterias. O objetivo consiste em aumentar a confiança dos consumidores neste tipo de viaturas: “Isto reduzirá, igualmente, a necessidade de substituir as baterias, numa fase inicial da vida útil de um veículo, minimizando, assim, o consumo de matérias-primas novas [e poluentes] na sua produção”, lê-se no comunicado do regulador europeu.

App ACP Electric: carregamento para todos

A nova app ACP Electric facilita a vida aos condutores de veículos elétricos. Sem custos de adesão e sem fidelização, foi pensada para condutores frequentes ou ocasionais, e está disponível para sócios e não sócios ACP.

Para os sócios ACP há ainda uma importante vantagem: preço especial reduzido na tarifa de energia (com o apoio bp e EVIO).

CONHEÇA AS VANTAGENS

scroll up