6 mitos sobre carros elétricos

A prova dos factos

Já lá vai o tempo em que a mobilidade elétrica era uma novidade no parque automóvel nacional e internacional. Contudo, continua a difundir-se amplamente um vasto conjunto de mitos sobre carros elétricos. Neste artigo, esclarecemos, então, algumas das conceções mais comuns (e enganadoras) acerca deste tópico.

Mitos sobre carros elétricos: a prova dos factos

  1. A autonomia de um carro elétrico não permite fazer viagens longas? 

    Este é, certamente, um dos maiores receios entre os potenciais utilizadores dos veículos elétricos. Contudo, a verdade é que os modelos mais recentes de automóveis 100% elétricos já têm uma autonomia a rondar os 400 km. Aliás, algumas destas viaturas permitem até percorrer mais de 600 km com apenas um carregamento.

    Se, ainda assim, considerar que esta limitação não é compatível com as suas necessidades de mobilidade, pode, por exemplo, optar por um híbrido plug-in. Combinando um motor elétrico com um de combustão, estes veículos oferecem uma maior tranquilidade no que concerne à autonomia. Fique a saber mais sobre as diferenças entre os elétricos e os híbridos, neste artigo.

  2. Os elétricos são mais lentos do que os automóveis de combustão?

    Quando se mencionam mitos sobre carros elétricos, este é, inegavelmente, um dos pontos mais abordados. Contudo, a verdade é que estes veículos podem deslocar-se tão ou mais depressa do que os automóveis convencionais (ler artigo Why Are EVs So Quick?).

    Além disso, uma vez que o binário máximo dos elétricos está disponível logo no momento do arranque, a aceleração revela-se muito mais instantânea. Por fim, o posicionamento das baterias — por baixo do piso do habitáculo — garante uma estabilidade dinâmica à condução.

    Figura 1: Representação das curvas “típicas” de potência e binário
  3. Os carros elétricos são menos seguros?

    Na verdade, os testes de segurança a que estes automóveis são submetidos (antes de entrarem no mercado) têm exatamente os mesmos padrões de exigência dos aplicados às viaturas a combustão. Porém, há um conjunto de riscos que são, de facto, específicos deste tipo de tecnologia elétrica.

    Os fabricantes investiram, nos últimos anos, na resolução desses problemas. Assim, os veículos elétricos estão, atualmente, equipados com sistemas de grande eficácia que reduzem, por exemplo, o risco de incêndio ou de choque elétrico em caso de acidente. Aprenda tudo sobre a segurança dos carros elétricos, neste artigo.

  4. Não se deve utilizar um elétrico quando chove? E é perigoso lavar estes carros?

    Entre os mitos sobre carros elétricos, a inquietação relativamente à conjugação ‘eletricidade + água’ é praticamente omnipresente. Todavia, garantindo a proteção adequada de todos os componentes, não há motivo para alarme: mesmo perante chuva intensa, aquando da lavagem (até na automática) ou ao passar por poças de água.

    De igual modo, pode conduzir tranquilamente um carro elétrico durante uma trovoada. O mesmo se aplica aos carregamentos, seja numa garagem ou num posto da via pública. Neste âmbito, o britânico Office for Zero Emission Vehicles defende que os utilizadores só têm de acautelar três condições de segurança:
    - Seguir as instruções do fabricante;
    - Utilizar apenas os cabos de carregamento indicados;
    - Verificar se o veículo e o cabo não estão danificados.

  5. Os carros elétricos são mais dispendiosos?

    Um dos principais mitos sobre carros elétricos diz respeito ao capítulo financeiro. Muitos automobilistas acreditam que os custos destes veículos são muito mais elevados. Desde logo, devido ao preço de compra.

    De facto, os veículos 100% elétricos tendem (por enquanto) a ser mais caros no momento da aquisição. No entanto, existem cada vez mais opções competitivas e acessíveis no mercado. Além disso, importa considerar, nesta equação, os custos de utilização ao longo do tempo.

    Como pode comprovar neste artigo, os gastos com a manutenção destes automóveis são inferiores aos dos convencionais. De igual modo, há outros fatores que podem converter-se em poupanças significativas, como os benefícios fiscais e os incentivos públicos para a compra ou o estacionamento gratuito em alguns municípios.

  6. Não existem serviços de assistência em viagem para carros elétricos?

    Este é outro dos mitos sobre carros elétricos com que não precisa, mesmo, de se preocupar. Graças ao serviço de assistência do ACP, especialmente concebido para elétricos, pode viajar com toda a tranquilidade.

E se precisar de assistência a meio da viagem?

Se ficar a alguns quilómetros do posto de carregamento mais próximo, pode contar com carrinhas de apoio especializadas ACP, que permitem um carregamento rápido. Em apenas 30 minutos, este carregador portátil permite a desempanagem do veículo.

Saiba mais

scroll up