Gerês

70.000 hectares de natureza

Porquê o Gerês?

Não existe destino igual em Portugal. Com 70 mil hectares de extensão, o Parque Nacional Peneda-Gerês abrange cinco concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. É o único parque nacional em Portugal e um dos únicos locais onde ainda podemos ver a natureza no seu estado natural, sendo o lar de espécies como a águia-real, o lobo ou o corço.

Não é sem fundamento que o Parque é uma das maiores atrações naturais de Portugal. Considerado como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco, é também o sítio ideal para gastar energias, oferecendo excelentes condições para prática desportiva de canoagem e passeios por locais com marcos históricos milenares.

Possuindo fauna e flora capazes de cortar a respiração, a vegetação merece especial reconhecimento pela exuberância e tonalidades. O azevinho cobre as serras, assim como os lírios do Gerês, espécies únicas e endémicas em Portugal. As cascatas, rios e ribeiras refrescam o local. Com sorte, talvez consiga observar um corço (símbolo do Parque) ou o seu predador, o Lobo Ibérico!

 

Posta Barrosã

Símbolo

Posta barrosã

Cascatas

Momento Zen

Adormecer ao sol ao som das cascatas

Onde ficar

Perfeitamente enquadrado numa das paisagens mais deslumbrantes do Parque Nacional, o Hotel São Bento & Spa 4* | 10% desconto ACP, oferece-lhe vista para o Santuário e para os arredores a partir das varandas dos seus quartos. Para além de um delicioso restaurante regional, bar com sala de lazer, Massagens & SPA, os hóspedes do Hotel podem ainda contar com serviço de transfer e excursões personalizadas.

Localizado nas Caldas do Gerês, o recentemente remodelado Hotel Águas do Gerês | 10% desconto ACP, é o local ideal para usufruir em pleno do Complexo das Termas & Spa. Com o charme do passado, o Hotel proporciona-lhe paz e lazer, condições tão necessárias ao mundo moderno, melhorando, assim, a sua saúde, beleza e auto-estima. Com quartos de diversa tipologia, esperam-nos momentos de conforto e bem-estar.

Para os que desejam usufruir totalmente do Parque Peneda-Gerês, o Parque Cerdeira - Turismo da Natureza | 10% desconto ACP, junto à barragem de Vilarinho das Furnas, oferece-lhe campismo, bungalows e cabanas. Com a família ou amigos, percorra os trilhos, aprecie cascatas, lagoas, observe a fauna e flora. As infraestruturas modernas, atividades e acessibilidade farão da sua estadia algo memorável.

O que visitar

Terras de Bouro oferece lugares imperdíveis para desbravar e com opções para todos os gostos!

 Na fronteira com Espanha, a Mata de Albergaria é um dos bosques mais importantes do Parque, único pela fauna e flora Geresianas. O troço de Vila Romana a Geira é ideal para percursos pedestres pelos trilhos identificados.

Se tem espírito aventureiro, explore o trilho mais radical do Gerês: a Fenda da Calcedónia. Entre subidas e paisagens fabulosas, caminhe junto aos vestígios da idade do Ferro, pela Geira Romana e, obviamente, pela Fenda da Calcedónia, uma abertura enorme entre dois blocos graníticos gigantes.

Para relaxar, deslumbre-se com a beleza cénica obtida no Miradouro de Pedra Bela, de forma panorâmica a 829 metros de altitude. Em oposição, a Aldeia de Vilarinho da Furna foi submersa nos anos 70, mas nem tudo se extinguiu, podendo observar ainda vestígios.

Num cariz religioso, visite o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, datado de finais do século XVIII, que relembra a aparição da Senhora da Peneda – motivo da sua construção.

Alternativas de passeio

Montalegre reserva-lhe muitas surpresas. Não deixe escapar uma visita aos cantinhos imperdíveis da Aldeia Histórica do Gerês, Pitões das Júnias. A 1100 metros de altitude, a natureza une-se às nossas raízes, tradições e história. Num local onde as montanhas se erguem em seu redor num cenário bucólico, diz-se até ser terra de Montanhas Mágicas. As ruínas do enigmático Mosteiro e a Cascata são os principais focos de atração, não descurando a aldeia com casas típicas de granito.

Arcos Valdevez é igualmente interessante. A Aldeia do Sistelo, vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Rural, é um marco de beleza rural ancestral soerguida em fabulosos socalcos, levando-a a ser aclamada “Pequeno Tibete Português”. 

Aldeia do Soajo possui uma eira comunitária, constituída por 24 espigueiros e construída sob uma fraga granítica, instigando-nos a aprender acerca da vida em comunidade. O Paço de Giela, é um exemplo de arquitetura medieval moderna, que marcou um novo domínio senhorial e régio após o castelo cessar atividade, edificando a “casa-torre”.

Por fim, falamos da entrada, a Porta do Mezio, uma das 5 portas do Parque, onde encontramos os Garranos, cavalos robustos e selvagens, assim como as vacas Cachena, típicas da região e pastando em liberdade.

Onde comer

Conhecendo os princípios e as características do Gerês, sabemos que o respeito pela matéria-prima é imperativo, o que não poderia deixar de se refletir na gastronomia local.

Em Campo de Gerês, petiscar é um must, pois não poderá perder as especialidades nortenhas do Petiscos da Bó Gusta. Para uma refeição mais distinta, coma a 800 m de altitude num espaço único de envolvência rural e gastronomia autêntica, O Abocanhado.

Em Arcos de Valdevez, as opções são igualmente tentadoras! Prove os melhores pratos de carne de Vaca Cachena no Saber ao Borralho, um restaurante regional. Confie igualmente nos menus do dia n’O Encontro, com opções típicas de carne e peixe.

Ainda em Terras de Bouro, por Souto e Covide, O Vaticano e o Cantinho de Antigamente são espaços de restauração familiares e de convívio. O primeiro sugere-lhe Nispo de Vitela com Arroz de Grelos e Feijão, enquanto que o segundo é especialista em Pataniscas de Bacalhau. Leve quem quiser e celebre à mesa com os melhores produtos da Serra do Gerês. 

 

Vista sobre o rio

A menos de 5 km de Vieira do Minho, num chalé de montanha com vista para a barragem da Caniçada e para o rio Cávado, encontra o Restaurante Pousada da Caniçada | 10% desconto ACP. Este é o local ideal para iniciar o contacto com algumas das iguarias da região, como uns rojões à minhota ou uma costeleta de vitela grelhada.

Restaurante Pousada da Caniçada

Trilhos, lagoas e cascatas

Os trilhos são uma verdadeira delícia para os amantes da natureza. No Gerês, destacamos:

  • Lagoa e Cascata do Tahiti - Das principais atrações do Parque, sendo uma das cascatas mais bonitas do Gerês. Trilho íngreme e escorregadio que termina numa queda d'água, em tons de azul e verde esmeralda;
  • Lagoa e Cascata da Portela do Homem – Trilho de 12 km desde Vila do Gerês à Cascata/Lagoa, que faz fronteira com Espanha. Perfeito para dar um mergulho. Além fronteira, visite as piscinas de águas quentes em Toneiros, Lóbios;
  • Lagoa e Cascata do Arado e Poço Azul – Trilho que guarda os melhores segredos do Parque. Percurso selvagem de florestas densas e ribeiros que expõe os famosos abrigos dos pastores. Molhe o pé num dos poços mais bonitos do Gerês;
  • Lagoa e Cascata de Pincães – Trilho descomplicado (4 km ida e volta) e com bastante sinalização. Percurso com bastante vegetação nativa que se inicia em Picães e termina na Cascata. Explore os caminhos selvagens ao redor e mergulhe nas águas cristalinas;
  • 7 Lagoas do Xertelo - Trilho extraordinário que se inicia e termina na pequena e pitoresca aldeia transmontana de Xertelo (12km). Parta em busca das cascatas secretas do Gerês enquanto aprecia vistas soberbas. Um favorito!

Pode ainda optar pela Adventours | 15% desconto ACP, que tem à sua espera atividades desportivas e de lazer, com opções de Trail Running, Trekking, Montanhismo e BTT no Parque Nacional Peneda-Gerês, local de excelência para a prática de turismo ativo.

Outras recomendações

O Gerês orgulha-se do respeito pela terra através da preservação do património. Prova disso, no Campo do Gerês, é o Museu Etnográfico que surge como resposta à salvaguarda do património etnográfico da extinta Aldeia de Vilarinho da Furna. Visite também, na aldeia de Fafão, o Ecomuseu “Vezeira e a Serra”, que promove o território através da harmonia entre a atividade pastoril e turística.

E para uma terra de gastronomia singular, sugerimos a Loja do Parque (Covide), uma das mais fiéis aos produtos locais e que honra a região. Encontrará maravilhosos laticínios frescos, doces regionais, ervas aromáticas assim como leguminosas e cogumelos secos.

E porque explorar exige sempre reabastecer, procure tomar uma refeição ligeira no Bar Sete Lagoas ou, se estiver com disposição para uma francesinha, no Café da Ponte, que oferece uma vista panorâmica sobre o Rio Caldo.

Para quem prefere a iniciativa do take-away ou preparar as suas próprias refeições, encontrará um mini mercado “Meu Super Gerês” na zona do Rio Caldo, três pequenos supermercados na zona das Caldas do Gerês e ainda um hipermercado à entrada de Terras de Bouro.

Dia Nacional do Gerês (e Dia Europeu dos Parques)

Lançado pela Federação EUROPARC, celebra-se desde 1999, em Portugal, o Dia Mundial dos Parques Naturais, 24 de Maio. Porquê neste dia? Sem coincidências, foi nessa data, em 1909, que se criaram os primeiros parques naturais da Europa, na Suécia. Um parque natural é uma área protegida cujo objetivo é conservar a fauna e a flora existentes, então porque não celebrarmos isso reunindo os parques e zonas protegidas de Portugal e Europa? Realizam-se diversos eventos lúdicos com vista à sensibilização da população.

O Parque Nacional Peneda-Gerês, para além de ter um papel importante nesta celebração, conta também com um dia especial só para ele, dia 8 de Maio. Glorifica-se, assim, o seu rico património histórico-cultural, bem como a sua multiplicidade botânica e faunística. É um testemunho de preservação e valorização dos recursos naturais para fins turísticos, educativos e científicos.

O que seríamos nós sem a natureza? Ela dá-nos saúde, alimento e o ar que respiramos!

Itinerários

O Gerês é um destino que obriga a uma estadia mais prolongada do que uma breve escapadinha de fim de semana. Para desfrutar de toda a envolvente e dizer que conhece o Gerês, é recomendável dedicar 5 a 6 dias de estadia.

Planeie bem os seus dias e dê tempo a viajar e a permanecer nos locais. Aqui o tempo corre de modo completamente diferente.

Partida de Lisboa: 405 km | 4h10

Partida do Porto: 96 km | 1h33


Estas são algumas das mais belas estradas da região: N303, N101, N202, N304, OU-540, OR-312, N308-1, M533, N307, M595, M308-4, N103, M513-1

Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS


&Cool Guide 4 You

Conteúdo produzido por
Guias Turísticos Coolguide4you

scroll up