Fafe

Um segredo entre montanhas

Porquê Fafe?

O charme de Fafe não passa somente pelos cenários naturais de grande esplendor, mas também pela paisagem histórica: uma máquina do tempo que transporta cada visitante a uma época onde reina a tradição e o misticismo. Localizado a norte do Distrito de Braga, esta cidade situa-se entre as margens dos Rios Vizela, Ferro e Bugio, circundada pelo trilho montanhoso da Serras de Fafe. Com pouco mais de 48 mil habitantes, Fafe é conhecida por ter uma gastronomia típica do norte e por um património que vai buscar influências ao outro lado do oceano.

A vida urbana desenvolveu-se pela mão da comunidade emigrante no Brasil, que viu em Fafe tremendo potencial. Desde então, a cidade tem registado um aumento em visitas turísticas e atividades culturais, alcançando uma imagem mais cosmopolita. E é precisamente nesta divisão entre o moderno e o antigo, entre a vontade de preservar as tradições e a ambição de se mostrar ao mundo, que Fafe prevalece. 

As altitudes de Fafe

Fafe, uma grande fonte de energia eólica 
Os famosos aerogeradores da região 

Passeios junto à natureza

Inspirar e expirar bem fundo
As paisagens infinitas de Fafe

Conhecer a história

O próprio nome resulta de várias incertezas e discordâncias históricas. Depois das reformas liberais do século XIX, há registos de este território ter sido conhecido por "Monte Longo". Há quem defenda que a palavra "Fafe" tenha surgido de "Falaf", um nome próprio bastante utilizado durante a presença moura em Portugal; há ainda quem defenda o papel germânico durante a conquista de terras lusitanas: o genitivo "Fafi" ou "Fafila" — este último relativo a um nobre medieval português, que governou certas terras do Distrito de Braga.

Monte Longo recebeu o seu único foral em novembro de 1513, outorgado pelo Rei D. Manuel. Por esta altura, o pequeno município era composto por uma sociedade rural, que vivia da exploração da atividade agrícola e pecuária.


As serras de Fafe


Durante as primeiras décadas do século XIX deram-se os primeiros passos em direção à cidade atual: o desenvolvimento populacional, a aposta na construção de um centro urbano, a inauguração das primeiras indústrias e a ajuda de municípios vizinhos — como Guimarães e Cabeceiras de Basto — ajudaram a renovar a identidade de Fafe.

A presença dos famosos "brasileiros de torna-viagem" foi crucial para uma exposição a diferentes realidades e a novas ideias. O desbravar do sertão e o tratamento da cana-de-açúcar, assim como a comercialização do ouro e dos diamantes sul-americanos, tornaram-se atrativos para a população.

Atualmente, a par da arquitetura recente, o renovado centro histórico e os serviços públicos mais importantes — bancos, lojas, escolas, centros culturais e desportivos — fizeram com que chegasse ao estatuto de cidade em agosto de 1986.

Em busca dos sabores

Semelhante à cozinha do norte de Portugal, em Fafe a gastronomia assenta em grandes pratos e perfumada de cheiros fortes. A vitela assada à moda de Fafe é a glória dos comeres locais e um símbolo de notoriedade nacional. Para José Augusto Vieira, esta iguaria tornava a cidade "numa celebridade entre os amadores da carne tenra e branca".

Os melhores restaurantes são aqueles com um aspeto familiar: servem a carne num forno de lenha, em forma de nacos, acompanhados de batatas e regados com o famoso vinho da região.

As Feiras Francas de Maio, além de organizarem espetáculos e exposições, são conhecidas por servirem a vitela assada aos turistas que por lá passam todos os anos. É a oportunidade perfeita para se sentir integrado nos costumes locais. 

 

 

  

Onde ficar

Entre o passado e o presente, o Hotel Bracara Augusta é orgulhosamente acunhado de “Hotel com História”: foram encontrados há vários anos muros e lareiras que datam de 7 ou 9 A.C. Apenas a 30 minutos do centro de Fafe, mergulhe nesta viagem no tempo com 10% de desconto para sócios ACP.

O Sé INN é moderno, luxuoso e situa-se em Braga, a uma distância de 30 minutos de Fafe. Todas as suites possuem minicozinha para que possa cozinhar as próprias refeições, com mercados locais a uma curta distância. Os sócios ACP têm um desconto de 15%.

Hotel Bracara Augusta
Hotel Bracara Augusta

Se INN
Sé INN Hotel

A "casa mais estranha do mundo"

Famosa pela originalidade, entre quatro rochas de grandes dimensões, a Casa do Penedo foi inaugurada em 1974 e destaca-se pela arquitetura exterior: uma construção oblíqua sem ângulos retos, triângulos nem círculos. A Casa tem recebido uma atenção crescente nos últimos anos, especialmente por turistas internacionais, que visitam Fafe somente para este propósito.

Aproveite uma tarde à beira da piscina da Casa, soboreie a famosa vitela à moda de Fafe e ainda usufrua dos vários itinerários disponíveis.

É proibido fotografar o interior e a própria Casa está isenta de qualquer tecnologia: a luz é de velas, o piso é térreo e amplo e o aquecimento vem de uma lareira.

A Casa mais estranha do mundo

A Casa do Penedo

Fafe, onde os carros desafiam a gravidade

A estrada de acesso à Casa do Penedo faz parte dos percursos do Vodafone Rally de Portugal. Todos os anos, milhares de pessoas concentram-se em Fafe para assistir a um dos momentos mais aguardados da prova mãe do desporto nacional: o salto da Pedra Sentada. Este é possivelmente o momento que todos os amantes desta modalidade, e até os menos entusiastas, guardam na memória: as imagens dos carros "a voar", que correm o mundo inteiro e despertam emoções. 

A manobra em si dura alguns segundos, mas a devoção por parte do público começa horas antes. É de manhã — e, em muitos casos, antes de nascer o sol — que os fãs sobem a serra com geleiras nas mãos e mochilas às costas.

Aliás, a popularidade do salto fez com que fosse considerado em 2017 como o melhor salto do ano nas Gala de Prémios WRC. Na altura, o feito foi conseguido pela destreza de Esapekka Lappi, que voou mais alto durante o percurso em Fafe. O vídeo da manobra encontra-se disponível

Salto de Fafe

Salto de Fafe

Salto de Fafe

Outras perspetivas

Os recantos e encantos do Brasil

O século XIX marcou as terras de Fafe com a forte incidência emigratória do Brasil. A chamada Arquitetura dos "Brasileiros" é um dos traços mais marcantes do urbanismo de Fafe, assim como um dos ex-libris da terra. As construções oriundas deste período são um símbolo de afirmação e de orgulho local. Locais como Arquivo Municipal, a Casa do Santo Novo, o Jardim do Calvário e o Teatro Cinema são ótimos exemplos e todos sítios recomendáveis. Parta à descoberta destas gloriosas marcas do tempo.

Um dia em Fafe

HORAS ATIVIDADE
9h00 Comece o dia na Praça da Câmara Municipal e siga pela Igreja Matriz.
09h30 Passeie pelo Parque da Cidade de Fafe e pelo Parque do Relógio. 
10h30
Visite o Museu do Rali de Fafe.
11h30 Passeie pelo Jardim do Calvário
13h00 Experimente a famosa Vitela Assada no restaurante Andorinhas. 
14h00 Passe pelos Passadiços da Barragem da Queimadela
14h30 Suba ao Miradouro de Santa Marinha e sente-se no baloiço "O Amor que Nos Une". 
15h00 Comece um passeio pelas serras de Fafe, com uma paragem na Casa do Penedo, sem esquecer a Aldeia de Aboim
17h00 Tempo para retemperar as energias na pastelaria Milaneza.
18h00 Faça uma visita à Igreja, Necrópole e Torreão de S. Gens.
20h00 Termine o seu dia com um jantar no Vice-Versa.

Conheça Portugal bem preparado: com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com mais nada, a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

scroll up