Tondela

Região de Bem Estar

O Concelho de Tondela e a sua sede, uma bonita cidade, abrange a famosa região de Dão Lafões, rica pela produção de vinhos e carne de bovino. A envolver esta produtiva região está a Serra do Caramulo, com as suas belas paisagens.
A região mantém uma forte atividade agrícola, sobretudo na área vitivinícola, e na Região Demarcada do Vinho do Dão, famoso no país e internacionalmente.
Como muitos outros concelhos, Tondela e a sua região foram ocupados desde a pré-história, como prova o inúmero património que se pode encontrar.

O Concelho de Tondela é constituído por freguesias que, outrora, pertenceram ao antigo concelho de Besteiros, a que foram sendo acrescentados, com o tempo e as reformas administrativas, coutos da zona da Serra do Caramulo, como S. João do Monte e Guardão. Também do lado de Viseu e não só, algumas freguesias passaram para Tondela, referido em documentos dos séc. X, XI e XII. Neles esta região era chamada de Terra de Balistaris, designação que tem origem em balista ou besta, usada pelos besteiros na Idade Média.

  • Onde?

    O Concelho de Tondela estende-se por montes e vales, serras, planaltos, rios e seus afluentes… Destes elementos, o Vale de Besteiros junto à Serra do Caramulo, revela uma bacia, onde teria havido vários lagos, extintos há muito. Percorrer o concelho de Tondela será conhecer as terras, as gentes, os seus costumes, mas também mergulhar na História, uma vez que toda esta região foi ocupada por vários povos, como o provam os vestígios arqueológicos encontrados.       

              

  • O quê?

    O Concelho de Tondela, de paisagens diversificadas, em função da orografia, das serras e vales que se sucedem e determinam um clima rigoroso, e cuja economia assenta nos trabalhos agrícolas e pastorícia, dispõe de belos aglomerados de casas de granito e, aqui e ali, valiosos monumentos.
    O rio Dão, ao mesmo tempo que torna férteis os campos que atravessa, tem, na freguesia de Lajeosa do Dão, junto às suas margens, uma nascente de águas minerais, hipotermais que as Termas de Sangemil usam para proporcionar alívio a muitos pacientes.



  • Património a descobrir

    UNIÃO DE FREGUESIAS TONDELA, NANDUFE

    FREGUESIA DE TONDELA

    Arquitetura Religiosa:

    • Igreja Paroquial de Tondela – no centro da cidade, a que dá acesso uma escadaria


               

    • Igreja de Nª Srª do Carmo – antiga Igreja Matriz, barroca, embora apresente pouca decoração. O retábulo-mor é um belo exemplar do estilo Barroco Nacional, tanto na estrutura, como na decoração, com colunas ornadas por parras, cachos de uvas, aves eucarísticas e meninos.

                 
              

    Arquitetura Civil:

    • Solar de Sant’Ana – fica na Rua Dr. Simões de Carvalho. Foi construído no séc. XVIII, em granito, reboco e madeira, sendo um bom representante do barroco rural. Tem três pisos e uma capela, integrada no edifício, que dispõe de um altar em talha dourada, executado em Itália e trazido depois para Tondela. Nele está a seguinte inscrição:
      “Altar privilegiado perpetuamente concedido pelo Papa Bento XIV, em 3 de Março de 1751, a instâncias de Alexandre Marques do Valle, para bem da sua alma e todas as dos seus parentes por consanguinidade e afinidade”



    • Antigo Hospital de Tondela – data de final do séc. XIX, início do séc. XX. Foi construído de acordo com uma arquitetura civil eclética, com o corpo central encimado por empena em pinhão, em plano mais elevado, ultrapassando o telhado. Hoje é nele que funcionam os serviços da Santa Casa da Misericórdia.




    • Fonte da Sereia – este chafariz foi a obra pública de maior utilidade empreendida pela Câmara Municipal, em finais do séc. XVIII, devido ao crescimento da povoação e, simultaneamente à falta de água que se verificava. Tem um belo frontão com as armas reais e, em cima uma figura de mulher com uma trombeta. Segundo a tradição uma mulher vigiava o horizonte, aquando da invasão moura e, tocava a trombeta, em caso de perigo – ao “Tom Dela” todos os habitantes se preparavam para a defesa.



    • Pelourinho – caraterístico da arquitetura administrativa judicial, com três degraus octogonais, coluna também de base octogonal e lisa, para cima e capitel constituído pela sobreposição de várias molduras, octogonais, de tamanho crescente, encimadas por uma bola. Foi reconstruído nos anos 30 do séc. XX.

    Artesanasto:

    • Barros de Molelos – utensílios feitos em barro negro, característico da freguesia de Molelos
    • Capuchas – feitas em burel, são muito usadas na zona da Serra do Caramulo, tanto de inverno como de verão, seguindo o velho ditado de diz que “o que guarda o frio também guarda o calor”
    • Cestaria – mantida ainda a arte, na localidade de Nandufe, produzindo objetos utilitários e de decoração
    • Latoaria – tem vindo a crescer, ao longo dos anos, devido ao uso de novas técnicas de produção e de inovação também no tipo de produtos
    • Linho – que atualmente é muito apreciado, é cultivado na freguesia de Castelões e, posteriormente passa por todas as fases necessárias para a sua transformação em belas peças de tecido, prontas para ser bordadas ou convertidas em peças de vestuário. Para além desta utilização, a planta também pode ser usada para fins medicinais.



    • Tanoaria – ou seja o fabrico de barris para armazenamento de vinho continua a ser uma grande atividade na freguesia de Campo de Besteirois. A utilização é grande, considerando que está na região dos Vinhos do Dão.

    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE BARREIRO DE BESTEIROS, TOURIGO

    FREGUESIA DE BARREIRO DE BESTEIROS

    Arquitetura Religiosa:

    • Igreja de Nossa Senhora da Natividade – terá sido construída no séc. XVIII. A capela-mor parece fundir-se com o arco triunfal, apesar de mostrarem estilos diferentes. O retábulo da capela-mor foi construído em estilo Rocócó, da 2ª metade do séc. XVIII, com mármores fingidos. Composições florais e de conchas, douradas. O arco triunfal, segue a linha do Barroco Joanino, estilo já do séc. XVII. A talha dourada, grandiosa, ofusca. Um outro retábulo, na nave esquerda, embora no mesmo estilo, segue a linha do Barroco Nacional.

                     

    Arquitetura Civil:

    • Estação de Arte Rupestre de Alagoa ou Cortiçada – datam da Idade do Bronze. São painéis de superfície irregular, aparecendo as gravuras nos pedaços planos. Os motivos que aparecem desenhados são ferraduras, círculos, pequenas covas e pegadas que têm o aspeto de pés humanos, calçados e descalços…


               

     FREGUESIA DE CAMPO DE BESTEIROS

    Arquitetura Religiosa:

    • Igreja de Nª Srª do Campo – foi construída no séc. XVII, tendo sido ampliada e redecorada interiormente, no século seguinte – foi adicionada muita talha dourada, seguindo o retábulo-mor e os colaterais, o estilo Rocócó. No retábulo-mor está uma estátua da padroeira, Nª Srª do Carmo, escultura em calcário da autoria de um mestre das oficinas de Coimbra, do séc. XV. Nos retábulos colaterais estão duas telas, uma representando a padroeira, do séc. XVIII e outra o Coração de Maria.

             

    FREGUESIA DE CANAS DE SANTA MARIA

     Arquitetura Religiosa:

    • Capela de S. Francisco – belíssimo retábulo de dois andares, já em estilo Barroco Nacional tendo na parte inferior colunas envoltas em parras, que enquadram pinbturas. O teto da capela é constituído por caixotões com pinturas de santos e emoldurados

                  

    • Igreja de Nª Srª da Assunção – tem, no interior um conjunto de retábulos em estilo neoclássico, executados no séc. XIX.

    Arquitetura Civil:

    • Conjunto de Sepulturas do Sobreiro – as sepulturas têm cabeceira retangular, com cantos e, a toda a volta, um rebordo com 15 cm de largura.



    • Pelourinho de Canas de Santa Maria – Pensa-se que terá sido construído entre os sécs. XVI e XVII. Assenta também em três degraus, com coluna quadrada rematada por tronco de pirâmide quadrangular e bloco de contornos arredondados




    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CAPARROSA, SILVARES

    FREGUESIA DE CAPARROSA

    Arquitetura Civil:

    • Moinhos da Aldeia de Souto Bom – existem sete moinhos, ao longo da Ribeira de Pena e na área da freguesia. São moinhos de água, construídos há bastante tempo, com o fim de moer cereais – têm um só rodízio, são estruturas de madeira e pedras graníticas, retangulares, com uma porta de acesso e telhado com uma ou duas águas. Hoje os moinhos foram recuperados, moem cereais, mas são também núcleos de interpretação, da relação do homem com a natureza, o universo e, como não podia deixar de ser, das energias renováveis. Simultaneamente, foram construídas acessibilidades que permitem um percurso pedestre que visita os vários moinhos, a região onde estão instalados, apreciando paisagem, fauna e flora.



    • Espigueiros ou canastros – também encontrados próximos dos moinhos



    • Estela-Menir – é talhado em granito, mais largo na base e com o topo arredondado. As duas faces maiores mostram gravuras que datam de períodos diferentes, tendo sido efetuados com instrumentos diferentes, como lanças ou objetos metálicos. O Menir data do III milénio, a.C.




    • Troço de Calçada Romana – fica no lugar de Paranho de Besteiros. É um troço pouco sinuoso, com largura entre os 2,5 e 3 m e mais de 500m de comprimento, que termina de repente, cortado por caminho rural.



    FREGUESIA DE GUARDÃO

    Arquitetura Civil:

    • Troço de Estrada Romana – fica no lugar de Guardão de Baixo. Tem um percurso sinuoso, numa encosta e termina abruptamente, quer de um lado quer do outro, onde foi cortada por vias mais recentes



    • Pelourinho de Janardo – foi construído no séc. XVIII, dentro do tipo da arquitetura civil da altura. Tem dois degraus, quadrados, um bloco quadrado na base e coluna, rematando com pirâmide quadrangular encimada por uma bola.


              

    FREGUESIA DE LAJEOSA DO DÃO

    Arquitetura Religiosa:

    • Igreja de S. Miguel Arcanjo – esta igreja, benzida a 19 de dezembro de 1811 tem, no interior belo retábulo-mor em estilo neo-clássico. Também os retábulos colaterais seguem o mesmo estilo

          

    • Anta da Arquinha da Moura – conhecida na região como Pedra Merendeira, é um monumento megalítico constituído por câmara e corredor, sendo aquela constituída por sete esteios, quatro dos quais mostram pinturas de tipo esquemático e naturalistas. De facto, dois têm unicamente vestígios. O corredor teria cinco esteios de cada lado, embora só existam de um deles. Foram também encontrados fragmentos de cerâmica e de lanças, de pedra lascada e polida. A anta deverá datar do III milénio.


    Arquitetura Civil:

    • Sepulturas Antropomórficas – no lugar de Santas Marinhas. Os três túmulos antropomórficos têm a cabeceira em arco de volta perfeita

    Natureza:

    • Termas de Sangemil desde o séc. XVIII que estas águas minerais, hipertermais, mineralizadas, alcalinas, sulfúreo-sódicas e fluoretadas, que brotam perto das margens do Rio Dão, são utilizadas para fins terapêuticos. As águas saem da nascente a uma temperatura de 49ºC.
      Não existe muita informação relativamente a estas termas até 1894, altura em que foi atribuído Alvará Régio para o seu funcionamento, interrompido em 1926. Só em 1987 foi construído um novo balneário, renovado em 1994, e se deu um incremento no funcionamento das termas, que atingiu nível internacional.

              

    FREGUESIA DE MOLELOS

    Arquitetura Civil:

    • Estação de Arte Rupestre de Molelinhos ou Pego Longo – os motivos, punhais, lâminas e lanças, bem como ramos, estão representados num afloramento de xisto constituído por seis painéis, dos quais somente o quarto não apresenta “pátine” do tempo.

    Artesanato:

    • Barro Negro de Molelos – é uma produção de Molelos, que antes produzia artigos utilitários – púcaras e bilhas, para guardar azeitonas e cereais, por exemplo e tachos para cozinhar mas, hoje já se fazem artigos decorativos como jarras potes, castiçais, promovendo a região e o turismo local, impulsionados por uma nova geração de oleiros que apostaram nesse sentido, também com novos designs.


              

     

    FREGUESIA DE PARADA DE GONTA

    Arquitetura Civil:

    • Lagareta – em Parada Gonta, tem como o anterior lagar, uma pia retangular, outra redonda, em nível inferior, ligadas por um canal também escavado na rocha. Tem 2,60 m de comprimento e 3,70 de largura e fica 1 metro acima do solo. A uva devia ser pisada fora das pias, numa pequena área circular, que se observa na rocha.



    • Castro – no lugar de Três Rios. Podem ver-se, no castro, vestígios de pias escavadas nos rochedos. São também visíveis, duas inscrições, romanas, que deverão datar do séc. I d.C.



    • Solar do Visconde de Britiande – o solar data do séc. XVIII, barroco, de planta em “U”, com Capela, à esquerda da fachada principal.



    • Solar do Dr. Tomaz Ribeiro de Melo – foi construído entre o séc. XVII, e o séc. XIX, e está enquadrado no estilo maneirista. A torre tem três pisos, com porta central ladeada por janelas gradeadas. O corpo inicial, manuelino, tem porta de arco e, em cima, três janelas manuelina, únicos exemplares, neste estilo, no Concelho.



    FREGUESIA DE SANTIAGO DE BESTEIROS

    Arquitetura Religiosa:

    • Igreja de S. Tiago – foi construída no séc. XVIII, substituindo uma anteriormente existente, por se encontrar em ruínas. O interior tem um retábulo-mor também do séc. XVIII. Aos retábulos colaterais, anteriores a este, bem como o arco de cruzeiro, enobrecem a entrada da capela-mor.

          

     

    Arquitetura Civil:

     

    • Laje da Côcas – no lugar de Fonte do Salgueiro. A Laje, que data da Idade do Ferro e apresenta várias pequenas covas, motivos fálicos, outros em forma de pés, ferraduras, e outros difíceis de interpretar, nos painéis centrais. Há outros símbolos, diferentes, gravados numa das paredes das rochas.



    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE S. JOÃO DO MONTE, MOSTEIRINHO

    FREGUESIA DE S. JOÃO DO MONTE

    Arquitetura Civil:

    • Sepulturas Antropomórficas – fica no lugar de Valdasna, este conjunto de quatro sepulturas, com cabeceira em arco de volta perfeita. Perto, a cerca de 20 m da necrópole, pode ver-se uma gravura rupestre, representando um cão ou um lobo.



    • Pelourinhos de S. João do Monte – pensa-se que terá sido construído no séc. XVII. Assenta em dois degraus, seguido de bloco quadrado e coluna, terminando numa pirâmide truncada e sobre ele ferro e galo metálico, cata-vento.


              


    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE S. MIGUEL DO OUTEIRO, SABUGOSA

    FREGUESIA DE S. MIGUEL DO OUTEIRO

    Arquitetura Civil:

    • Penedo dos Mouros – fica no lugar de Casal de Cima. É um bloco granítico de consideráveis dimensões, arredondado, onde foi adossada uma escada que dá acesso ao topo da rocha. Mais degraus, talhados no granito, dão acesso a uma minúscula construção, granítica também, semelhante a um templo. Pensa-se que esta construção date da Idade do Ferro.




    • Antiga Casa da Câmara – edifício de aspeto vulgar, embora construído com bem faceadas pedras graníticas. Data do séc. XVIII e tem, a meio da fachada, um brasão de armas. No primeiro andar terá sido a cadeia do concelho




    • Pelourinho de S. Miguel do Outeiro – foi construído no séc. XVIII. Assenta em três degraus octogonais, coluna também octogonal, assim como o capitel, com várias molduras rematando numa peça octogonal simples.



    FREGUESIA DE SABUGOSA

    Arquitetura Civil:

    • Pelourinho de Sabugosa – foi construído no séc. XVII e restaurado nos anos 30 do séc. XX. Assenta também em degraus e tem um capitel pouco vulgar.




    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE VILAR DE BESTEIROS E MOSTEIRO DE FRÁGUAS

    FREGUESIA DE VILAR DE BESTEIROS

     Arquitetura Religiosa:

    • Igreja de S. João Baptista – foi construída no séc. XVIII, altura de que data a talha existente no interior. No altar-mor pode ver-se uma imagem de S. João Baptista do séc. XVIII.
                         

    Arquitetura Civil:
    • Lagar do Fial – fica no lugar de Casal de Coima. É um lagar cavado numa rocha granítica, pia retangular que escorre para uma outra redonda, através de um pequeno canal, também escavado na rocha.



    • Solar de Vilar – data do séc. XVIII, rococó. A Capela está na sequência da fachada principal. O acesso principal é feito por uma escadaria exterior.



    FREGUESIA DE MOSTEIRO DE FRÁGUAS

    Arquitetura Religiosa:

    • Igreja do Santíssimo Salvador – belo retábulo-mor, maneirista adulterado, tendo sido reedificado no ano de 1770. As telas representam figuras santificadas.

            

     

    ECOPISTA DO DÃO

    • A Linha do Dão ou Ramal de Viseu ou Linha de Santa Comba a Viseu – era uma linha ferroviária, de via estreita, que ligava a Linha da Beira Alta, em Stª Comba Dão a Viseu e que começou a funcionar em novembro de 1890.
      Foi desativada em 1990 e, posteriormente adaptada a ecopista. Assim, o percurso, poderia ser percorrido a pé ou de bicicleta, e poder beneficiar-se da paisagem e ar puro.
      Inicialmente foi adaptado a parte da linha entre Viseu e Figueiró e, posteriormente prolongado por toda a extensão da antiga linha férrea, mediante acordo entre os municípios que ela atravessava – Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
      Todas as instalações, quer de estações, quer de apeadeiros, bem como as pontes, foram restauradas, a via iluminada. Foi inaugurada na sua totalidade em julho de 2011.

      ECOPISTA DO DÃO – antigo CF (indicado pelas setas laranja)
      (excerto 87ª EDIÇÃO DO MAPA ACP de 1988, altura em que a via férrea funcionava)

     

                


                     


           
                                                  

     

     

     

     

  • Gastronomia

    O Concelho de Tondela tem, como quase todos os da região, uma gastronomia variada e rica, que beneficia das condições naturais, da criação de gado, da consequente produção de fumeiro, do peixe do rio, também.
    Temos assim, o cabrito no forno, com batatas assadas e arroz de miúdos, chanfana, vitela assada no fornoo facto de este tipo de comida ser confecionada nos tabuleiros ou tachos de barro preto de Molelos, dá-lhe um toque diferente do habitual.



    Os enchidos e fumados, confecionados segundo a tradição de gerações, são também muito apreciados, bem como o peixe do rio, muitas vezes preparado com molho de escabeche, que lhe dá um sabor delicioso.



    Para adoçar a boca, depois de um destes belos pratos, também parte da tradição local, temos a aletria, o arroz doce, tortas variadas, as laranjas de Besteiros, as compotas, o mel do Caramulo, as nozes, as castanhas, a acrescentar à “carta” gastronómica do concelho.



    Tondela e o concelho fazem parte da Sub-Região Demarcada do Vinho do Dão, havendo várias quintas que produzem vinhos de grande qualidade, um ótimo complemento para uma refeição com as iguarias acima mencionadas.
    Algumas adegas e quintas permitem que os turistas tomem parte nas vindimas e observem os subsequentes métodos de produção.

  • Feiras, Festas e Romarias

    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE TONDELA, NANDUFE
    Festa em Honra de S. Silvestre 
    1 de janeiro - Ermida
    Festa em Honra de S. José – 19 de março
    Festa do Corpo de Deus – maio
    Festa em Honra de Stº. António – 13 de junho
    Festa em Honra de S. João – 23 e 24 de junho
    Festa em Honra da Srª do Alívio – 1º fim-de-semana de julho - Carvalhal
    Festa em Honra de Nª Srª do Carmo – 16 de julho
    Festa em Honra da Srª do Amparo último domingo de julho – Ermida
    Festa em Honra de Nª Srª de Santa Maria – 15 de agosto (Padroeira da sede de Concelho
    Festa em Honra de Nª Srª da Graça – 8 de setembro
    Festa em Honra de Stª Eufémia 16 de setembro (Festas da Cidade)
    Festa em Honra de Stª Teresinha do Menino Jesus – 1º domingo de outubro
    Festa em Honra de S. Silvestre – 31 de dezembro - Carvalhal

    UNÃO DAS FREGUESIAS DE BARREIRO DE BESTEIROS, TOURIGO
    Festa em Honra de Stº Amaro – 15 janeiro
    Festa em Honra de S. Sebastião – 20 janeiro
    Cortejo Carnavalesco – domingo de Carnaval
    Festa em Honra de S. José – 19 de março
    Festa em Honra de Nª Srª da Boa Viagem – último domingo de abril -Corveira
    Festa em Honra de Nª Srª das Febres – domingo de Pentecostes -Vale do Porco
    Festa em Honra de S. Luís – 22 e 23 de junho
    Festa em Honra de S. Santiago – 25 de julho -Arnosa
    Festa em Honra de Festa do “Bôdo” – último domingo de julho
    Festa em Honra de S. Domingos – 04 de agosto - Vale
    Festa em Honra de Nª Srª dos Milagres – 15 de agosto - Corveira
    Festa em Honra de Nª Srª da Natividade - 8 de setembro
    Festa em Honra de S. Simão – 28 de outubro - Borralhal
    Festa em Honra de Nª Srª da Conceição – 8 de dezembro - Pousadas
    Festa em Honra de Stº. Estêvão – 26 de dezembro - Tojosa

    CANAS DE SANTA MARIA
    Festa em Honra de S. José
    – 19 de março
    Festa em Honra de S. Pedro – 29 de junho
    Festa em Honra de Stª. Madalena – 22 de julho - Santa Ovaia de Cima
    Festival de Folclórico - julho – Naia e Santa Ovaia
    Festa em Honra de Nª Srª da Saúde – 15 de agosto
    Festa em Honra de S. Francisco – 4 de outubro - Valverde
    Festa em Honra de Nª Srª da Expectação – 18 de dezembro - Santa Ovaia de Baixo

    CAMPO DE BESTEIROS
    Festa em Honra de S. Brás
    – 3 de fevereiro - Ribeira
    Festa em Honra de Nº Sr do Calvário – 3 de maio
    Festa em Honra de Stº António – 13 de junho - Fermentelos

    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CAPARROSA, SILVARES
    Festa em Honra de Stº. Antão – 17 de janeiro – Caparrosinha
    Festa em Honra de S. Brás – 3 de fevereiro - Paranho de Besteiros
    Festa em Honra de S. Frutuoso – 16 de abril – Souto Bom
    Festas populares – domingo de Páscoa – Souto Bom
    Festa em Honra de S. Barnabé – domingo mais próximo de 11 de julho
    Festa em Honra de Stª. Bárbara - 2º domingo de agosto
    Festa em Honra de Nª Srª da Saúde – 15 de agosto – Carvalhal da Mulher
    Festa em Honra de S. Miguel – 29 de setembro – Caparrosa
    Festa em Honra de Nª Srª da Conceição – 8 de dezembro - Caparrosinha

    CASTELÕES
    Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde
    – 2 de fevereiro – Cortiçada
    Festa do Corpo de Deus – maio
    Festa em Honra de Stº António – 13 de junho – Vila de Rei
    Festa em Honra de Stª Margarida – domingo a seguir a 20 julho – Coelhoso
    Festa em Honra de S. Salvador – 6 de agosto – Ribeiro
    Festa em Honra do Sr. do Livramento – 15 de agosto – Múceres
    Festa do Coração de Maria - último domingo de agosto – Cruzes
    Festa em Honra de Nª Srª da Piedade – domingo seguinte a 14 de setembro – Cortiçada
    Festa em Honra de S. Simão – domingo a seguir a 28 de outubro – Figueiral

    DARDAVAZ
    Festa em Honra de S. Sebastião – 20 de janeiro – Dardavaz
    Festa em Honra de Nª Srª da Boa Viagem - 2º domingo a seguir à Páscoa – Póvoa do Lobo
    Festa em Honra de S. Salvador – 6 de agosto – Várzea do Homem
    Festa em Honra de S. Romão – 9 de agosto – Alvarim
    Festa em Honra de Nª Srª de Guadalupe ou Stª Maria de Entre os Montes - 15 de agosto
    Festa do Aniversário da Arca – domingo a seguir a 08 de outubro
    Festa em Honra de Nª Srª da Conceição – 08 de dezembro
    Festa da Sagrada Família – 31 de dezembro – Póvoa do Lobo
    Festa em Honra de S. Silvestre – 31 de dezembro – Alvarim

    FERREIRÓS DO DÃO
    Festa em Honra de S. Cristóvão - último fim-de-semana de julho

    GUARDÃO
    Festa em Honra de S. Sebastião – 24 de janeiro - Janardo
    Festa em Honra de Stº. António – 13 de junho - Cadraço
    Festa em Honra de Nª Srª da Conceição – 1º domingo de julho - Caselho
    Festa em Honra de Stª. Margarida – domingo a seguir a 20 julho - Caramulo
    Festa em Honra de Nª Srª dos Milagres – 15 de agosto
    Festa em Honra de S. Bartolomeu – 25 de agosto - em S. Bartolomeu)
    Festa em Honra de Nª Srª da Conceição – 8 de dezembro – Laceiras
    Festa em Honra de Stª Luzia – 13 de dezembro - Carvalhinho
    Festa em Honra do Menino Jesus – 25 de dezembro - Jueus

    LAJEOSA DO DÃO
    Festa em Honra de Nª Srª da Anunciação
    – 25 de março – Corujeiro
    Festa em Honra de Stº António – 13 de junho - Sangemil
    Festa em Honra de Nosso Senhor do Calvário – 1º domingo de julho
    Festa em Honra de S. Miguel Arcanjo – 29 de setembro
    Festa das Vindimas – 1º fim-de-semana de outubro – Vinhal
    Festa em Honra de Stª. Bárbara – 4 de dezembro – Teomil

    LOBÃO DA BEIRA
    Romarias de S. João
    – 23/24 junho
    Festa em Honra de Cruz Maltina – fins de junho
    Festa em Honra de Nª Srª do Castro – 8 de setembro – Vila Jusã
    Festa em Honra de S. Simão - 28 de outubro – Várzea de Lobão

    MOLELOS
    Festa em Honra de Nª Srª dos Remédios – 1º domingo de junho – Molelinhos
    Festa em Honra de Stº. António – 13 de junho
    Festa em Honra de S. Pedro – 29 de junho – Vela
    Festa em Honra de Nª Srª da Ajuda – 15 de agosto – Botulho
    Festa em Honra de Stª Luzia – 13 de dezembro - Botulho

    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE MOURAZ, VILA NOVA DA RAINHA
    Festa em Honra de S. Sebastião
    – 20 de janeiro
    Festa em Honra da Srª das Candeias – 2 de fevereiro - Saldonas
    Festa do Corpo de Deus – maio sem data certa
    Festa em Honra de Stº António - 13 de junho - Couço de Mouraz
    Festa em Honra de S. João – 24 de junho - Carvalhal de Mouraz
    Festa em Honra de S. Pedro – 29 de junho - Mouraz
    Festas Populares – 4 e 5 de agosto
    Festa em Honra de Nª Srª da Esperança – 5 de agosto - Mouraz
    Festa em Honra de S. Roque – 16 de agosto - Saldonas
    Festa em Honra de Festa das Colheitas – setembro - sem data certa
    Festa em Honra de Nª Srª da Conceição – 08 de dezembro – Carvalhal de Mouraz
    Festa em Honra da Sagrada Família – último domingo de dezembro – Gândara

    PARADA DE GONTA
    Festa em Honra de Stª. Ana – 1º domingo de agosto
    Festival de Folclore Internacional – 15 de agosto

    UNIÃO DAS FREGUESIAS S. JOÃO DO MONTE, MOSTEIRINHO
    Festa em Honra de S. José – 19 de março – Malhapão de Cima
    Festa em Honra do Bom Pastor – 3ª semana a seguir à Páscoa
    Festa em Honra de S. Frutuoso – último domingo de maio – Almofala
    Festa em Honra de Sagrada Família – 1º domingo de junho – Souto
    Festa em Honra de S. João – 24 de junho - S. J. Monte
    Festa em Honra de Stª. Isabel ou Srª da Visitação – 1º domingo de julho - S. J. Monte
    Festas das Almas – 2º domingo de julho - Teixo
    Festival de Folclore – 2º domingo de julho
    Festa em Honra de S. Cristóvão – último domingo de julho - S. J. Monte
    Festa em Honra de Rainha Santa Isabel – 1º domingo de agosto - Freimoninho
    Festa em Honra de Nª Srª dos Milagres – 15 de agosto - Malhapão de Cima e de Baixo
    Festa em Honra de Nª Srª da Assunção – 15 de agosto – Mançores
    Festa em Honra de Nª Srª de Fátima – último domingo de agosto – Castelo
    Festa em Honra de Nª Srª da Natividade – 8 de setembro
    Festa em Honra de Nª Srª do Livramento – 8 de setembro – Belazeima
    Festa em Honra de S. Miguel – 29 de setembro – Dornas
    Festa dos Anjos da Guarda – 1º domingo de outubro – Braçal

    UNIÃO DAS FREGUESIAS DE S. MIGUEL DO OUTEIRO, SABUGOSA
    Festa em Honra de Nª Srª das Candeias
    – 2 de fevereiro – Póvoa de Stª Catarina
    Festa em Honra de Stº António – 13 de junho – Fial
    Festa em Honra de Stº Aleixo – 17 de julho
    Festa em Honra de Srª do Pranto – 5 de agosto
    Festa em Honra de S. Mamede – 17 de agosto
    Festa em Honra de S. Miguel Arcanjo – fim de setembro

    SANTIAGO DE BESTEIROS
    Festa em Honra de S. Marcos
    – 25 de abril
    Festa em Honra de Stº António – 13 de junho – Pedronhe
    Festa em Honra de Nª Srª da Penha – 15 de agosto - Muna
    Festa em Honra de Stª. Eufémia – 16 de setembro - Barrô
    Festa em Honra de Stª Bárbara – 4 de dezembro – Lourosa

    TONDA
    Festa em Honra de Stº. Amaro – 15 de janeiro
    Festa em Honra de S. Sebastião – 20 de janeiro
    Festa em Honra de S. Salvador – 6 de agosto
    Festa em Honra de S. Domingos – 8 de agosto
    Festa em Honra da Srª dos Milagres – 15 de agosto
    Festa em Honra de S. Miguel – 29 de setembro (Póvoa do Rodrigo Alves)
    Festa em Honra de Nª Srª da Piedade – 1º domingo de outubro – (Vila Nova de Tonda)

    UNIÃO DE FREGUESIAS DE VILAR DE BESTEIROS, MOSTEIRO DE FRÁGUAS
    Festa em Honra de S. Sebastião
    – 20 de janeiro
    Festa em Honra do Senhor dos Aflitos – 2º domingo antes da Páscoa
    Festa em Honra de Nª Srª das Necessidades – 1º de maio
    Festa em Honra de Stº. António – 13 de junho
    Festa em Honra de S. João – 24 de junho
    Festa do Senhor – 3º domingo de julho
    Festa em Honra de S. Macário – último domingo de julho
    Festa em Honra do Santíssimo Salvador – domingo a seguir a 06 de agosto
    Festa da Irmandade do Rosário – 1º domingo de outubro
    Festa em Honra de Nª Srª do Rosário – 1º domingo de outubro

    OUTROS EVENTOS
    Queima do Judas
    – sábado antes da Páscoa
    Espírito do Caramulo – Rampa do Caramulo – junho
    Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo – junho
    Marcha de Stº António – junho
    TOM de Festa - Festival de Música – julho
    FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela - setembro
    Feira do Artesanato e do Mel – agosto – Guardão
    Motorfestival Caramulo – setembro
    FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela)– 6/10 dezembro 2016
    Feira das Castanhas – novembro - Castelões

  • Acessos e Distâncias
    LISBOA  265 km PORTO  139 km
    Aveiro   94 km Guarda   98 km
    Beja  399 km Leiria  134 km
    Braga  185 km Portalegre  244 km
    Bragança  218 km Santarém  197 km
    Castelo Branco  195 km Setúbal  299 km
    Coimbra   65 km Viana do Castelo  209 km
    Évora  356 km Vila Real  114 km
    Faro  499 km  Viseu   24 km
  • Itinerários Possíveis

    Itinerário 1
    Tondela (A) – Lobão da Beira (B) – Lajeosa do Dão (C) – Ferreirós do Dão (D) – Vila Nova da Rainha (E) – Barreiro de Besteiros (F) – Tondela (G)

    Visita de Tondela, do seu património, das suas paisagens, apreciando bem, tudo o que este concelho tem para mostrar.


    Total de km
    – 55 km
    Tempo de percurso – 1 hora e 18 minutos, só o tempo de condução
    Estradas – por estradas nacionais e municipais

     

    Itinerário 2
    Tondela (A) – Canas de Stª Maria (B) – Parada de Gonta (C) – S. Miguel do Outeiro (D) – Sabugosa (E) – Vilar de Besteiros (F) – Mosteiro de Fráguas (G) – Caparrosa (H) – Campo de Besteiros (I) – Tondela (J)

    Como o anterior também este itinerário passa por Tondela e outras freguesias do seu concelho, podendo visitar o património, apreciar a paisagem e, em devido tempo, a gastronomia.

    Total de km – 54 km
    Tempo de percurso – 1 hora e 19 minutos, só o tempo de condução
    Estradas – por estradas nacionais e municipais

     

    Itinerário 3
    Tondela (A) – Molelos (B) – Santiago de Besteiros (C) – Caramulo (D) – S. João do Monte (E) – Caramulinho (F) – Barreiro de Besteiros (G) – Tondela (H)

    Apreciar o património e a paisagem deste itinerário, sobretudo a que se desfruta do alto do Caramulinho, de perder a respiração. A gastronomia pode também contribuir para um agradável percurso.


    Total de km
    – 61 km
    Tempo de percurso – 1 hora e 21 minutos, só o tempo de condução
    Estradas – por estradas nacionais e municipais



    Itinerário 4
    Tondela (A) – Castelões (B) – Guardão (C) – Mosteirinho (D) – Tourigo (E) – Dardavaz (F) – Tondela (G)
    Apreciar o património e a paisagem deste itinerário, sobretudo no percurso que passa na Serra do Caramulo. A gastronomia pode também ser uma boa achega a esta pequena viagem.

    Total de km – 63 km
    Tempo de percurso – 1 hora e 59 minutos, só o tempo de condução
    Estradas – por estradas nacionais e municipais

     



  • Parceiros ACP

    PARCEIROS ACP
    Abaixo estão os links para todos os parceiros existentes no Distrito de Viseu, a que o Concelho de Tondela pertence e que oferecem descontos aos sócios, mediante a apresentação do cartão de sócio.

    Hotéis
    - Solares
    Turismo de Habitação
    Turismo Rural
    Restaurantes

     

     

scroll up