Lagos

A pérola do Algarve

Porquê Lagos?

Lagos é uma verdadeira pérola da região algarvia: uma arquitetura detalhada que põe à prova cada olho atento, paisagens urbanas que apetecem calcorrear a pé, um clima que justifica a qualidade das praias a sul. O próprio ritmo desta zona pede para ser vivido de forma descontraída: é claro que não faltarão animações de rua, esplanadas para esticar os pés, atrações noturnas e sítios propícios para apanhar sol; no entanto, o encanto está nos pequenos esconderijos, nomeadamente naturais, que Lagos tem, para que possa descansar e respirar bem fundo. Para um município que por norma é associado ao verão e às altas temperaturas, Lagos tem um clima aprazível que se mantém assim já fora da época balnear. Aliás, visitar o centro histórico durante a primavera ou inspirar o ar das praias durante o inverno são atividades imperdíveis.

Os montes de varias cores em Lagos

Natureza possante
As cores que se entrelaçam na paisagem de Lagos

As famosas praias

Mar circundante

Uma das várias, e premiadas, praias lacobrigenses

Lagos é um destino em pleno desenvolvimento. Apesar de uma grande parte dos seus 28 mil habitantes viver fora do centro da cidade, o trabalho nos serviços e na indústria turística continua a ser o principal alicerce da população, que está habituada a receber anualmente centenas de turistas de todas as partes do mundo.

Conhecer a história 

As origens de Lagos são celtas. Conhecida pelos férteis fluxos de água, com nascentes no Espinhaço de Cão — que formavam, noutros tempos, lagoas delimitadas por dunas de areia —, esta cidade acolheu durante anos a passagem dos mais diversos povos: fenícios, gregos, cartagineses, todos com o objetivo de estabelecerem pequenos postos comerciais. Aquando da passagem dos romanos, a terra adotou o nome de Lacóbriga; e posteriormente, Zawiya, com a conquista moura. Só em 1249 é que Lagos é integrada no território português pela mão de D. Afonso III. No entanto, os traços árabes mantiveram-se e são hoje um legado ainda identificado em cada canto e vivido na língua e na cultura.

Durante os descobrimentos, a zona foi utilizada pelo Infante D. Henrique como um ponto de partida das caravelas para explorar novos mundos. Foi neste contexto que o navegar Gil Eanes ganhou protagonismo, quando, em 1434, realizou a primeira passagem pelo Cabo Bojador. Pouco tempo depois, começaram a entrar no território português as primeiras riquezas africanas: ouro, prata, marfim. Os tempos de fausto e glória fizeram com que, em 1573, Lagos fosse elevada a cidade, por ordem de El Rei D. Sebastião, tornando-se rapidamente na sede do Bispado e na Capital de todo o Reino do Algarve.

Tal época dourada foi só interrompida por uma grande mudança no ordenamento territorial de Portugal: o terramoto de 1755 deixou marcas difíceis de esquecer, quer na cidade como na vida dos cidadãos. A recuperação foi lenta e Lagos caiu na pobreza. O maior apoio veio do seu bem mais precioso: o mar. O papel dos portos, da atividade piscatória e das várias trocas feitas além-fronteiras serviram de reforço para um processo, ainda moroso, de recuperação.

Hoje, Lagos é vista como uma cidade algarvia cheia de cor, vida e de história, procurada pelas praias de areia dourada e pelas águas translúcidas. Conheça o que temos reservado para si.


As praias de Lagos


Em busca dos sabores

Costuma-se dizer que Lagos tem um prato para cada gosto, mas há claramente uma preferência entre os seus habitantes: o peixe. Quer opte por uns carapaus alimados, uns biqueirões avinagrados, para abrir as hostilidades, ou até por um delicioso arroz de polvo, dificilmente ficará mal servido.

Há também espaço para as carnes. Nos restaurantes locais, verá com mais frequência o famoso cozido de grão de borrego ou as tradicionais maneiras de como o porco é cozinhado. Deslumbrar-se-á pela forma como Lagos conseguiu trazer a serra à beira-mar.

Para os longos dias de calor, peça um vinho branco — especialmente se consumir peixe — da premiada Herdade do Soromenho.

E, claro, para terminar, só falta mesmo pensar na sobremesa. A lendária amendoeira é uma protagonista de renome na confeitaria algarvia. Os bolinhos feitos com massa de amêndoa e recheio de ovo moles (ou fios de ovo) servem como base e a partir daqui adicionam-se açúcares, canelas, frutas, etc.

 

 

  

Onde ficar

O Tivoli e o Vila Galé de Lagos são ótimas opções para uma estadia perto do mar e longe das preocupações do dia a dia. Pode, nestas duas sugestões, encontrar um atendimento característico da zona algarvia, de forma a imergir-se dentro da cultura. Lembre-se: os sócios ACP contam com um desconto até 10% na sua reserva. Recomendamos também o belíssimo Dom Pedro Lagos, que alia um alojamento de excelência à prática do golf, sendo hoje o maior operador turístico desta modalidade em Portugal. Usufrua de um desconto de 20% na sua reserva. 

Se preferir uma experiência mais ligada à natureza, o ACP recomenda o Camping Orbitur Valverde de Lagos, a cerca de 1,5 km da Praia da Luz e 6 km de Lagos: além da ampla área livre, dispõe ainda de inúmeros alojamentos, modernamente equipados, sala de convívio, bar e esplanadas, restaurante e mini-mercado. Tenha 10% desconto direto nas reservas feitas através do clube. 

Tivoli Lagos Algarve Resort

Dom Pedro - Lagos

 

Outras perspetivas

A praia Dona Ana: 

A praia mais bonita de Lagos e várias vezes reconhecida como uma das praias mais impressionantes do mundo. A praia Dona Ana está abrigada entre falésias e circundada por rochedos bastante característicos. Pode contar com um areal banhado por águas cristalinas e tranquilas.

Praia da Dona Ana

Praia da Dona Ana

A praia goza de acessos relativamente fáceis e de boas infraestruturas de apoio, sem esquecer o facto de que está apenas a 25 minutos a pé do centro de Lagos. Para entrar, há duas escadarias principais, uma ao centro e a outra situada no lado direito da praia. Há nesta zona um parque de estacionamento. Contudo, caso escolha levar o seu carro, aconselhamos que chegue cedo, uma vez que os lugares ficam preenchidos com rapidez. 

Parque Aventura: 

Preparado para um desafio em plena natureza? O Parque Aventura é o sítio ideal para passar uma tarde bem divertida e desafiante. Pode contar com uma boa dose de exercício físico, especialmente na prática de Arborismo, atividade em altura, realizada nas árvores, através de diferentes percursos e de uma enorme variedade de desafios – pontes, redes, slides gigantes, etc. Há três níveis para escolher e os sócios ACP contam com um desconto de 10%

Um dia cheio de atividades para os mais pequenos: 

Se ainda estiver à procura de atividades para fazer em Lagos, recomendamos as melhores atrações que o Algarve tem para oferecer: parques de diversões aquáticas, o jardim zoológico da região, espetáculos ou até o maior parque de esculturas em areia do mundo. Se comprar o seu bilhete com a Tiqets, tem um desconto de 10% que será aplicado automaticamente durante o processo de reserva/pagamento. Terá de ser, claro, sócio do ACP. 

Um dia em Lagos

HORAS ATIVIDADE
10h Comece o dia com uma bela vista. Visite a Praia Dona Ana e passe lá a manhã. 
13h30 Almoce com uma vista privilegiada para o mar no restaurante São Roque ou no Café do Mar
15h Passeie pelo Centro Histórico de Lagos (Forte Ponta da Bandeira e Castelo). 
16h30 Perca-se pelas ruas do Centro Histórico. 
17h30 Saboreie um D. Rodrigo ou um gelado. 
19h Dirija-se à Praia do Camilo e assista ao magnífico pôr-do-sol.
20h Aposte num jantar no restaurante Camilo.
22h30 Vá até um dos típicos de bares de Lagos com música ao vivo e divirta-se.

Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1: 28 km
Tempo de percurso: 36 minutos (tempo de condução)

Um percurso curto, mas que dá para visitar Lagos de uma forma original: conheça a beleza natural escondida de Budens e a arquitetura pitoresca de Ameijeira. 

Sugestão de itinerário 2: 30 km
Tempo de percurso: 32 minutos (tempo de condução)

Com este itinerário, pode contar com uma viagem de curta duração, mas direta a Portimão. Passe à beira das várias paisagens verdes que Lagos tem para oferecer. 

Itinerário especial para pessoas com mobilidade reduzida

Sugestão de itinerário 1: 4 km
Tempo de percurso: 18 minutos (tempo de condução)

Este é um percurso especial feito para pessoas com mobilidade reduzida: uma oportunidade de conhecer o lado mais histórico da cidade, com passagem pelas principais praças, museus e Igrejas, com o maior conforto e acessibilidade. 

Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com mais nada, a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

scroll up