Castro Verde
- Igreja das Chagas do Salvador ou de Nª Srª dos Remédios foi reedificada por D. Filipe II de Espanha, não conservando nada da primitiva arquitectura. É de uma só nave, cuja abóbada abateu no Séc. XIX, tendo então sido forrada com de painéis de azulejos azuis, do género holandês, com flores, aves e moinhos de vento. Nas paredes vêem-se quadros a óleo, alusivos à batalha de Ourique.
- Basílica Real ou Igreja de Nª Srª da Conceição – igreja matriz, de uma só nave, revestida até à sanca com azulejos do Séc. XVIII, em dois padrões distintos. Por cima destes, um friso também de azulejos historiados, relativos à Batalha de Ourique. Ambos os conjuntos de azulejos se encontram bem conservados. O altar-mor é revestido de talha dourada. No interior tem ainda em belos quadros e, do período renascença, o arco triunfal e a pia do baptistério. Possui um relógio, muito grande, que data de 1875. De grande importância ainda, o conjunto de sinos existentes nas diferentes torres.
- Tesouro da Basílica – Núcleo museológico de arte sacra, com alfaias religiosas das mais importantes do Concelho, em que se destaca uma cabeça-relicário de S. Sebastião, peça de ourivesaria do Séc. XIII (que é associada à cura das maleitas do gado, pela tradição popular) e a Custódia da própria Basílica.
S. Pedro das Cabeças, freguesia de Castro Verde
- Ermida de S. Pedro das Cabeças – Séc. XVI, muito próxima do local onde teve lugar a lendária Batalha de Ourique
Stª Bárbara de Padrões
- Igreja Paroquial de Stª Bárbara de Padrões – Séc. XVII, muito bonita, branca e limpa, junto ao cemitério da aldeia. Escavações recentes puseram a descoberto vestígios do que parece ter sido uma vila romana, que foi sendo ocupada, posteriormente, por outras civilizações. As peças que foram encontradas estão no Museu de Castro Verde.
a 5 km de Castro Verde, em terreno já pertencente à freguesia de Casével
- Ermida de S. Miguel – Séc. XVIII, bem conservada
Entradas
- Igreja da Misericórdia – A presente construção data dos Séc. XVII/XVIII, e assenta numa capela quinhentista de que restam a pia de água benta e azulejos hispano-árabes. Hoje é de estilo maneirista, com nave e capela-mor, abobadadas. Neste edifício está instalada o pólo de Entradas da Biblioteca Municipal de Castro Verde.
- Igreja de S. Tiago – Séc. XVIII (1743), matriz de Entradas, tem nave única e torre sineira. No interior, a nave está coberta por abóbada de berço redondo e arco triunfal. De notar os altares e a pia baptismal, em mármore branco e cinzento e o altar-mor, clássico.
Casével
- Igreja Matriz de Casével– barroca e maneirista, construída sobre um outro templo do Séc. XIV. Tem uma só nave, com capela-mor e capelas laterais. A fachada foi remodelada no Séc. XVIII e, no Séc. XX foi acrescentada a Torre sineira.
S. Marcos da Atabueira
- Igreja Matriz de S. Marcos da Atabueira – é do Séc. XVI, barroca e maneirista, com nave e capelas laterais. Na fachada tem uma pedra de armas da Ordem de Santiago.
Perto de Monte Salto, freguesia de S. Marcos de Atabueira
- Ermida de Nª Srª de Aracelis – fica num monte, com bela vista sobre as zonas circundantes e tem, junto, um parque de merendas.