A Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA) sugeriu que os híbridos plug-in (PHEV) possam ver a potência limitada se não forem recarregados com frequência.
A medida pretende garantir que os condutores utilizem mais o modo elétrico e reduzam as emissões.
A presidente da VDA, Hildegard Müller, explicou ao jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung que a ideia é “motivar os condutores a carregar os veículos regularmente”.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A proposta prevê que, após uma certa distância sem carregamento, o carro entre num modo de potência reduzida até ser novamente ligado a uma tomada.
Estudos recentes mostram que muitos proprietários raramente carregam as baterias dos seus híbridos plug-in, o que aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2.
A sugestão surge numa altura em que a União Europeia se prepara para proibir a venda de veículos com motor a combustão a partir de 2035, deixando incerto o futuro dos híbridos plug-in.
A proposta da VDA divide opiniões: alguns veem-na como uma forma eficaz de incentivar comportamentos mais sustentáveis, enquanto outros criticam a ideia de impor restrições ao modo como os condutores utilizam os seus veículos.