A Audi anunciou o lançamento de um novo motor V6 TDI de 3.0 l para o Audi A6, com 299 cv (220 kW) e 580 Nm.
A principal novidade é a combinação da tecnologia mild-hybrid MHEV plus com um compressor elétrico, solução que pretende melhorar a resposta do motor e reduzir consumos.
Esta motorização será disponibilizada em Portugal nas versões Limousine e Avant.
O sistema híbrido integra um motor elétrico, um alternador que também funciona como motor de arranque e uma bateria de fosfato de ferro e lítio.
Em situações de baixa velocidade ou circulação suave, o veículo pode avançar apenas em modo elétrico. O motor elétrico acrescenta até 18 kW de potência e 230 Nm de binário em aceleração e recupera energia na desaceleração.
A estreia do compressor elétrico nesta geração do V6 TDI permite reforçar o desempenho em situações de baixa rotação, reduzindo o atraso habitual do turbocompressor.
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Segundo a marca, esta solução melhora a rapidez de resposta no arranque e em acelerações intermédias, além de contribuir para um consumo mais baixo face ao motor anterior.
O compressor funciona em conjunto com o turbocompressor num sistema de sobrealimentação de dois níveis e é alimentado por uma rede elétrica de 48 volts.
A Audi refere ainda que o novo compressor apresenta ganhos face a versões anteriores usadas noutros modelos, graças a um aumento mais consistente da pressão de sobrealimentação e a um funcionamento eficaz em toda a faixa de rotações.
O motor está homologado para o uso de combustível HVO 100, produzido a partir de resíduos e materiais reciclados.
Este combustível, que cumpre a norma EN 15940, permite reduzir significativamente as emissões de CO2 quando comparado com o gasóleo convencional.
Os veículos produzidos nas fábricas de Ingolstadt e Neckarsulm passam a sair já abastecidos com HVO.
Para o A6 Limousine com este motor, a Audi anuncia um consumo combinado de 5,5 l/100 km e emissões de 143 g/km de CO2.