Revelado sob a forma de um protótipo em 2024, cerca de um ano e meio depois o Kia PV5 já chegou à produção e prepara-se agora para se estrear no mercado nacional.
Responsável por estrear a plataforma dedicada E-GMP.S da marca, uma arquitetura que permite combinações flexíveis de várias carroçarias de veículos, o PV5 apresenta-se em duas variantes: Passenger, para transporte de pessoas, e Cargo, destinada a atividades logísticas e profissionais.
O PV5 tem 4695 mm de comprimento e está equipado com baterias de 51,5 kWh (exclusiva da variante Cargo) ou 71,2 kWh (disponível em ambas as versões).
A versão Passenger possui um motor de 163 cv (120 kW) e autonomia de 412 km, com carregamento rápido de 10 a 80% em 30 minutos.
Já a versão Cargo conta com duas motorizações, de 122 cv (89,4 kW) ou 163 cv (120 kW), consoante a bateria, com autonomias de 297 km e 416 km, respetivamente.
O PV5 Passenger tem porta traseira elevatória, bancos configuráveis e capacidade de carga entre 1320 e 2300 litros, estando ainda prevista uma versão com sete lugares. Quanto à variante Cargo, esta oferece 4,4 m³ de volume de carga e uma carga útil de até 790 kg.
Comum a todos os PV5 são equipamentos como o painel de instrumentos de 7,5’’, ecrã de navegação de 12,9’’, Apple CarPlay, Android Auto, sistema Kia Connect, carregador sem fios, iluminação LED e capacidade opcional Vehicle-to-Load. São também possíveis atualizações de software remotas.
Em Portugal o Kia PV5 apresenta-se na especificação L2H1. O PV5 Passenger tem preços a partir de 44 300 euros para clientes particulares e 35 439 euros (acrescido de IVA) para empresas.
A versão Cargo está disponível a partir de 36 750 euros e 28 447 euros (acrescido de IVA), respetivamente. As primeiras unidades devem ser entregues a clientes no final de outubro.