ACP-BP

Pub

Primeiro automóvel entrou em Portugal há 130 anos

| Revista ACP

Veículo Panhard & Levassor foi doado ao ACP há 70 anos.

@video=CKWtr9P6Myk

O Panhard & Levassor foi o primeiro automóvel a entrar em Portugal e desde o seu início que tem histórias a contar. Chegou ao país em 10 de outubro de 1895 e causou grande impacto, desde logo com o processo de desalfandegamento do carro - não se sabia como aplicar a taxa aduaneira da época ao veículo, acabou por ser classificado como máquina movida a vapor.

Adquirido e importado pelo então Conde d’Avillez, o Panhard & Levassor, com 1290 de cilindrada e capaz de atingir uma média de 15 km/hora, foi não só o primeiro automóvel a circular no país, como protagonizou o primeiro acidente de viação. Na sua viagem inaugural, entre Lisboa e Santiago do Cacém, o Conde Jorge d’Avillez acabou por atropelar um burro.

Pelo acidente, o dono do burro recebeu então a significativa quantia de dezoito mil réis a título de indeminização, o triplo do valor de um burro naquela época.

O primeiro automóvel a entrar em Portugal foi doado ao ACP em 1954 pela família Garrido. O veículo foi restaurado, tendo esse processo ficado concluído em 1961.

Desde então tem sido peça de exposição em diferentes ocasiões. Esta peça da história da mobilidade em Portugal está hoje exposta na secção regional do Norte do clube.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

scroll up