ACP-BP

Pub

Vhils transforma um Mini em objeto de arte

| Revista ACP

O artista português decidiu prestar homenagem à mente visionária de Sir Alec Issigonis, o criador do Mini original.

Mini-Vhils-840

Desafiado pela MINI, Alexandre Farto, artista português de renome internacional, também conhecido como Vhils, deixou o seu traço único num veículo clássico da icónica marca automóvel. O resultado deste desafio dá pelo nome “Tracery”, um Mini transformado em criação artística.

“Tracery” é um termo inglês da arquitetura gótica – estilo arquitetónico marcado por uma decoração ornamental estrutural – que define o "rendilhado" permitindo aberturas para o exterior, filtradas por vitrais e rosáceas. No caso da obra que Vhils agora revela, o termo enfatiza a perfuração da pele do automóvel, representando elementos caraterísticos da obra do artista.

Para a criação do conceito desta instalação artística, Vhils viajou até Oxford em setembro do ano passado para visitar a fábrica da MINI, onde teve oportunidade de escolher o modelo que seria a sua “tela”. A escolha recaiu sobre um Mini MkI de 1965. Um automóvel revolucionário no seu tempo, pela sua simplicidade.

Com este trabalho, não só presto homenagem à mente visionária de Sir Alec Issigonis, criador do Mini original, como também celebro o espírito revolucionário da própria criação. Com o seu design pioneiro e impacto democratizador, o Mini encarnou um símbolo de acessibilidade e mobilidade urbana. Através desta intervenção, quero desvendar as camadas deste legado, revelando a essência da sua contribuição para a cidade e os seus habitantes, enquanto crio um diálogo entre passado e presente, tradição e inovação”, destaca Vhils.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Este Mini transformado em obra de arte vai numa primeira fase estar em exibição em alguns concessionários oficiais da marca, de norte a sul do País, para depois integrar a coleção internacional da MINI, onde poderá fazer parte de futuros eventos e exposições que envolvam a marca a nível mundial. A ligação da MINI à arte é já antiga, estando patente em diversos projetos, como foi o caso da criação de edições únicas a cargo de figuras como Paul Smith, Kate Moss ou David Bowie.

scroll up