A Volkswagen apresentou a 6ª geração do Polo, que se apresenta completamente redesenhada, mais atualizada em termos de motorizações e muito apetrechada em termos de tecnologia, tudo para manter bem vivos os argumentos que converterem este pequeno carro num caso de sucesso comercial.
Com mais de 14 milhões de unidades vendidas até o momento, o Polo é um dos carros compactos mais bem sucedidos do mundo. A sexta geração tem um design exterior totalmente novo e tornou-se maior que o antecessor em todas as dimensões. Como resultado, oferece mais espaço para condutor e passageiros, além de aumentar significativamente o volume de bagageira, que passou de 280 a 351 litros.
Mas um dos aspectos mais trabalhados deste novo Polo é o reforço tecnológico de que foi alvo. Tal reflete-se na adopção de sistemas de assistência ao condutor que até agora estavam reservados a modelos de segmento superior, como o Golf e o Passat
Além das três linhas de equipamento Trendline, Comfortline e Highline, há também a edição especial Polo Beats (que inclui um sistema de som de 300 watts) e o modelo superior desportivo, o Polo GTI1 (com cerca de 200 cv). Mesmo a versão base do novo Polo, a Trendline, dispõe de funções como um limitador de velocidade, um sistema de travagem automática de emergência, que também contempla peões. Novidade é ainda o controle de velocidade cruzeiro adaptativo ACC (que agora pode ser ativado até uma velocidade de 210 km / h).
Novas opções disponíveis no Polo são o sistema de mudança de pista de detecção de pontos cegos com Alerta de trânsito traseiro, o sistema semi-automatizado Park Assist para a saída dos espaços de estacionamento e uma "função de manobra". O último fornece proteção automática durante o estacionamento. O sistema opcional de bloqueio de acesso sem chave e sistema de partida do motor, que também é novo, pode ser usado para desbloquear e ligar o Polo.
Em muitas partes da Europa, o novo Polo deve ser lançado antes do final do ano, com uma série de motores Euro 6, com potência a variar entre 65 cv e os 150 cv e ainda uma versão a gás natural, o 1.0 TGI, com 90 cv. Além disso, haverá uma escolha de quatro motores a gasolina e dois motores a diesel, todos equipados de série com o sistema start/stop e modo de travagem regenerativa.