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Euro NCAP vai criar classificação de segurança para camiões

| Revista ACP

Entidade que testa segurança dos automóveis cria Truck Safe City and Highway para fornecer informações sobre camiões.

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O Euro NCAP anunciou esta quarta-feira que vai alargar o seu âmbito para fornecer informações detalhadas sobre a segurança dos camiões de mercadorias através de um esquema inovador de classificação Truck Safe City and Highway.

O novo esquema de classificação Truck Safe permitirá a todos os intervenientes na indústria de transporte de mercadorias identificar e avaliar o nível de segurança do equipamento das suas frotas de camiões. Isto não só proporcionará maior segurança aos condutores, como também criará um mercado para tecnologia segura que permitia aos fabricantes inovar e avançar com a sua oferta dentro de um quadro claro de segurança assente nos princípios Euro NCAP.

As cidades e as autoridades públicas vão poder identificar claramente os melhores veículos para as suas estradas e incentivar a sua adopção e as empresas poderão facilmente determinar as especificações dos veículos que precisam de cumprir nos esquemas das autoridades rodoviárias.

A maior parte da carga dentro da Europa é transportada por estrada. Os esforços para aumentar a capacidade de transporte ferroviário de mercadorias, promover a transferência modal, obter mercadorias mais localmente, ou organizar cadeias logísticas mais eficientes, podem reduzir a procura de transporte rodoviário de mercadorias. O crescimento da população e o aumento do nível de vida tendem a aumentar a procura de mercadorias. O efeito líquido é uma previsão (ITF, 2019) de que a procura global de transporte de mercadorias triplicará entre 2015 e 2050. Os camiões pesados são susceptíveis de se tornarem mais, e não menos, importantes. Os camiões pesados representam quase 1,5% dos veículos nas estradas da Europa e estão envolvidos em quase 15% de todas as mortes nas estradas da UE. A Visão Zero não será alcançada sem enfrentar os desafios apresentados pelos camiões nas estradas.

Para Matthew Avery, Director de Estratégia de Investigação do Thatcham Research, "as tecnologias avançadas de Assistência ao Condutor são agora padrão na maioria dos automóveis europeus, e estão a contribuir para uma redução de mais de 40% em alguns acidentes. Os camiões têm os mesmos acidentes, mas não têm esta tecnologia instalada, levando a um número desproporcionado de baixas em acidentes que envolvem veículos pesados".

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Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "podemos acabar com as mortes relacionadas com o tráfego e ajudar muitos países europeus a alcançar o seu objectivo "Visão Zero" em termos de vítimas de acidentes rodoviários. Uma etiqueta de segurança para camiões pode incentivar o bom desempenho, permitir a optimização da segurança operacional e dos custos, e irá acelerar os esforços regulamentares para melhorar a segurança dos camiões. As estradas europeias tornar-se-ão assim mais seguras. Estamos a procurar activamente novos membros que possam investir recursos e os seus conhecimentos para nos ajudar a fazer deste esquema o sucesso que a sociedade precisa que ele seja. Isto marca o início de uma nova, desafiante e emocionante viagem para o Euro NCAP, os seus membros e aqueles que desejem juntar-se a nós no futuro".

O Euro NCAP acredita que a criação de um mercado onde a escolha mais segura de veículo é a escolha de veículo mais rentável será fundamental para o sucesso. Uma forma de o conseguir é o Euro NCAP estabelecer uma ligação com iniciativas nacionais, regionais e locais, tais como restrições de acesso local, esquemas de melhores práticas de transporte de mercadorias, contratação de contratos públicos, e seguradoras para criar incentivos. Se combinado com um quadro mais robusto e harmonizado de normas técnicas, isto criará o poder de compra necessário para gerar a procura de veículos mais seguros de que os fabricantes necessitam se quiserem combinar inovação e sucesso comercial.

No entanto, um tamanho não serve certamente a todos. Por exemplo, muitos camiões serão utilizados de depósito para depósito e nunca se aproximarão de uma área construída. Outros passarão o seu tempo a distribuir mercadorias nas cidades, e outros, tais como camiões basculantes rígidos de 4 eixos, poderão ter de aceder a locais fora da estrada, vias rurais, auto-estradas e centros urbanos. Para oEuro NCAP Não faz sentido encorajar uma solução de segurança específica para uma cidade num camião que nunca entra numa zona urbana - o que criaria um custo sem um benefício. Mas se forem permitidos veículos sem sistemas de segurança urbanos, é apenas correcto permitir que as cidades tentem mantê-los fora de áreas onde esses riscos urbanos são elevados.

Isto levou ao conceito inovador do Euro NCAP de uma classificação dupla para ambientes urbanos e de auto-estradas. Todos os veículos serão classificados de acordo com ambos os conjuntos de critérios. Se os operadores de veículos comprarem um veículo para uma utilização específica, também só precisam de considerar a classificação adequada. Apenas os veículos de uso geral requerem um bom desempenho em ambas as classificações.

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