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Euro NCAP fecha o ano com testes a 11 modelos

| Revista ACP

Organização realça enorme tendência de escolha dos SUV por parte dos consumidores, com efeitos no ambiente e segurança. 

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Na sua última publicação do ano, o Euro NCAP apresenta esta quarta-feira os resultados de segurança de onze automóveis: Volkswagen ID.7, BMW Série 5, Mercedes EQE SUV, BYD TANG, Kia EV9, XPENG G9, VinFast VF8, smart #3, BYD SEAL-U, Honda ZR-V e Hyundai Kauai. 

No contexto da COP28, parece ser bom sinal o facto de a maioria destes automóveis serem eléctricos, mas o Euro NCAP realça uma tendência preocupante na procura, por parte dos consumidores, de automóveis mais pesados, mais potentes e mais altos que não só colocam em risco outros condutores, como também têm um efeito adverso no ambiente. 

Dos 11 novos automóveis classificados, apenas três pesam menos de duas toneladas e apenas um, o smart #3, está classificado como pequeno familiar. A crescente procura de veículos eléctricos por parte dos consumidores abriu oportunidades para novos operadores no mercado europeu. Vários automóveis testados em 2023 eram de fabricantes chineses ansiosos por provar a sua relevância para os compradores europeus. Pela primeira vez, o alinhamento inclui também um automóvel do Vietname. Do lado positivo, os fabricantes, estabelecidos ou novos, estão a responder bem aos requisitos do Euro NCAP que entraram em vigor no início deste ano e oito dos onze veículos receberam uma classificação de cinco estrelas.

Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "o Euro NCAP foi acusado durante anos de aumentar o peso dos automóveis. Pensava-se que as características de segurança adicionais significavam massa adicional". Van Ratingen refuta a acusação: "Nunca foi esse o caso e o aumento do peso dos veículos a que assistimos hoje em dia não está certamente relacionado com a segurança - deve-se à preferência dos consumidores por veículos maiores e à eletrificação, com baterias cada vez maiores a serem utilizadas para acalmar a ansiedade dos consumidores em relação à autonomia". Segundo o responsável, "esta é uma tendência que não ajuda nem a segurança nem o ambiente: os automóveis grandes e pesados são geralmente menos eficientes em termos energéticos do que os pequenos e leves, e há uma preocupação de segurança quando estes dois tipos de veículos colidem ou, pior ainda, quando estão envolvidos utilizadores vulneráveis da estrada".

O Volkswagen ID.7 é um veículo familiar elétrico de quatro portas, de tamanho médio, semelhante ao Passat, agora descontinuado, e o seu aspeto elegante apresenta um excelente desempenho global em termos de segurança em caso de colisão, com uma pontuação elevada de 95% na proteção de adultos e uma das melhores pontuações globais do ano. Este automóvel é também um parceiro compatível na estrada, proporcionando proteção não só aos seus próprios ocupantes, mas também a outros que possa encontrar na sua viagem. 

Ligeiramente mais pequeno do que o seu antecessor, o BMW Série 5 é uma escolha apelativa para os consumidores num sector que inclui rivais atraentes como o Audi A6, o Genesis G80, o Jaguar XF, o Lexus GS e o Volvo S90. Este grande automóvel familiar está logo atrás do Volkswagen no seu desempenho de segurança, embora não seja tão bom na proteção da pélvis e do fémur no teste de colisão frontal. Ambos os veículos obtêm uma classificação confortável de cinco estrelas.

O Mercedes EQE é um SUV elétrico robusto, com um preço a condizer, mas que obtém um desempenho global muito bom, especialmente no que se refere às tecnologias de assistência à segurança. O veículo é prejudicado pela falta de robustez do sistema de airbag central do automóvel, que revelou potenciais ferimentos na cabeça dos ocupantes da frente. Obteve uma classificação de cinco estrelas.

O primeiro automóvel chinês na lista de dezembro do Euro NCAP é o BYD TANG, que se junta a três outros automóveis do grupo BYD com um desempenho de cinco estrelas. A BYD é um dos maiores produtores de baterias do mundo há muitos anos e um fabricante de automóveis eléctricos na China há quase uma década, pelo que, embora seja nova na Europa, a empresa tem muita experiência de fabrico com a qual outros fabricantes de automóveis podem aprender. A BYD prova que tem a medida da segurança com uma boa pontuação geral e uma classificação de cinco estrelas. 

Nesta edição, o Euro NCAP testou o pequeno SUV da BYD, o SEAL-U, que também teve um bom desempenho, com pontuação máxima para o Travão de Emergência Automático. Ainda pesado, com mais de duas toneladas, o carro é mais pequeno do que a maioria dos outros SUV testados desta vez.

Juntamente com o BYD SEAL, o Kia EV9, fabricado na Coreia, é um candidato a Carro do Ano 2024 e é o primeiro veículo elétrico de sete lugares da Kia. Consequentemente, o carro é muito grande, no entanto, alguns diriam que apresenta uma afirmação visual na estrada. O veículo vem equipado com uma gama de equipamento de segurança para crianças e tem um bom desempenho dinâmico, obtendo uma confortável classificação de cinco estrelas.

O XPENG G9 é o segundo XPENG chinês testado pelo Euro NCAP. Recebeu uma classificação dupla de cinco estrelas, uma vez que foi submetido simultaneamente a testes de segurança e ao Green NCAP. Nos testes de segurança, o SUV G9 teve um bom desempenho geral, exceto no que se refere ao "submarinismo" (quando o corpo escorrega por debaixo do cinto de segurança em caso de travagem ou embate, conhecido por "submarining") do manequim do condutor feminino no teste de largura total. Este facto permitiu que a pélvis do boneco escorregasse para baixo da parte subabdominal do cinto, sugerindo um maior risco de lesões abdominais. A proteção da cabeça dos peões não foi tão boa como a de muitos dos outros automóveis testados nesta versão. No entanto, o G9 cumpriu os requisitos para as cinco estrelas do Euro NCAP e também recebeu hoje uma classificação de cinco estrelas do Green NCAP.

O smart #3 também é fabricado na China pela Geely e este é o segundo SUV elétrico fabricado pela empresa. Maior do que os veículos anteriores fabricados pela Smart, existem ainda alguns desafios com o desempenho insuficiente da proteção lateral e o contacto dos ocupantes do banco da frente com o dummy durante os testes. O veículo não está equipado com deteção de presença de crianças. No entanto, o veículo ainda consegue atingir uma pontuação segura de cinco estrelas.

A VinFast, empresa vietnamita de veículos eléctricos, lançou recentemente o seu primeiro modelo na Europa, o SUV VF8 de cinco lugares, que é o primeiro veículo testado pela VinFast no Euro NCAP. O automóvel obteve uma classificação de quatro estrelas, tendo sido prejudicado pela falta de robustez do sistema de retenção, mas, de resto, a proteção das crianças e dos utilizadores vulneráveis revelou-se boa.

O pequeno SUV da Honda, o ZR-V, é o único veículo desta versão que oferece um grupo motopropulsor puramente híbrido e, com o seu peso médio de 1,6 toneladas, é o veículo mais leve entre os automóveis avaliados. O seu desempenho nos testes de colisão e de segurança ativa ficou ligeiramente abaixo dos limites de desempenho de cinco estrelas, o que resultou numa classificação de quatro estrelas para o ZR-V.

O último classificado, e a verdadeira desilusão desta edição, é o Hyundai Kauai, que se safa com quatro estrelas, tendo, na realidade, sorte em evitar três estrelas. Este resultado deve-se ao seu fraco desempenho nos testes, especialmente no que respeita à assistência ao condutor e à prevenção de colisões. A Hyundai tornou o carro maior e o seu interior mais espaçoso para competir na sua classe, mas a empresa não deve assumir que os seus clientes estão satisfeitos com um nível de segurança que fica atrás dos seus concorrentes.

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