A BYD inaugurou em Zhengzhou o primeiro circuito todo terreno chinês destinado a veículos elétricos e super híbridos Plug-in. Palco para corridas em pista, treino de pilotos profissionais e experiências imersivas, estas instalações de Zhengzhou incorporam o conceito do construtor “Tecnologia para Todos”, promovem a cultura dos veículos movidos a novas energias. O circuito inclui oito zonas com caraterísticas diferentes: Duna Interior de Areia, Anel de Baixa Fricção, Kick Plate, Piscina Rasa, Paddock Dinâmico, Pista de Corrida, Parque Off-Road e Área de Acampamento.
Este primeiro circuito TT oferece uma experiência de condução diversificada que inclui travessia de água, escalada de dunas de areia em recinto fechado e condução fora de estrada, entre outras atividades, permitindo aos visitantes explorar diversos cenários num único local. Com uma queda vertical de 29,6 metros e uma inclinação de 28 graus, a duna interior de areia de Zhengzhou foi certificada pelo Guinness World Records como a maior e mais alta instalação de escalada de dunas para testes de automóveis. Construída com 6.200 toneladas de areia para imitar a composição granular do deserto de Alxa, oferece uma experiência autêntica de subida de dunas para todos.
A piscina de travessia aquática com 70 metros de comprimento foi projetada exclusivamente para o YANGWANG U8 (marca do Grupo BYD). Através do vidro de observação subaquática, os visitantes podem ver o veículo a deslocar-se para a frente sem esforço, sendo capaz de virar e recuar na água graças à e4-Platform, que redefiniu os padrões de segurança em cenários de condução extremos. Além de proporcionar experiências de condução excecionais, o circuito também serve como um local ideal para demonstrar tecnologias de segurança em veículos movidos a novas energias.
Já o Kick Plate pretende simular condições de estrada com gelo, com uma superfície de cimento molhada e polida. Utilizando placas de sucção móveis para simular a perda de controlo, permite aos condutores vivenciar situações de emergência num ambiente controlado. O Anel de Baixa Fricção, a primeira pista circular de 44 metros de diâmetro da China, é composta por 30.000 tijolos de basalto lisos combinados com uma cobertura de água de 3 mm. Isto permite atingir um coeficiente de atrito constante entre o gelo e a neve. Com a resposta ao nível de milissegundos do controlo eletrónico e os sistemas inteligentes de controlo de carroçaria dos modelos BYD, os condutores conseguem facilmente derrapagens estáveis que proporcionam momentos de diversão. A pista de corrida de 1.758 metros inclui nove curvas e uma secção de aceleração reta de 550 metros. Os condutores podem experimentar a emocionante aceleração na reta ou testar a precisão da direção dos veículos em curvas extremas.
O paddock dinâmico de 15.300 metros quadrados apresenta mais de uma dúzia de cenários, como o slalom padrão, “teste do alce” e estacionamento automatizado, permitindo testar toda a gama de tecnologia inteligente da BYD. Um total de 27 cenários off-road, que vão do nível iniciante ao avançado, permitem que a diversão da condução off-road seja acessível a um público mais amplo. Mesmo um SUV urbano com tração integral inteligente pode andar, de forma confiante, em terrenos de nível iniciante.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Além do Circuito de Zhengzhou, a BYD vai brevemente inaugurar mais duas instalações do género em breve em Hefei e Shaoxing, quem em parceria com a Federação de Desportos Automóveis e Motociclísticos da China (CAMF), pretendem promover a cultura das corridas com o objetivo de atingir 1 milhão de utilizadores e formar 100 pilotos profissionais. “Os Circuitos BYD irão acelerar a profissionalização dos eventos de corridas NEV na China e remodelar a cultura automóvel chinesa”, afirmou Guojun Zhan, presidente da CAMF.