Verde, amarelo e vermelho são as cores que têm regulado o trânsito em todo o mundo, mas os avanços tecnológicos e a chegada dos veículos autónomos podem vir a alterar esta sinalização. De acordo com um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Carolina do Norte, a adição de uma quarta cor aos semáforos tradicionais pode reduzir significativamente os congestionamentos rodoviários.
Segundo o referido estudo, a introdução de uma luz branca servirá de aviso aos condutores para seguirem o carro da frente, que é controlado de forma autónoma. Já estes veículos comunicariam entre si e com o sistema dos semáforos, de que podem avançar com a luz branca.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Desse modo, a nova cor do sistema de semáforos só seria ativada através da acumulação de um determinado número de veículos autónomos perto de um cruzamento ou engarrafamento. “Este estudo pressupõe um ambiente totalmente conectado em que todos os veículos partilham a sua velocidade e localização atuais com um controlador central sem qualquer atraso ou falha de comunicação”, pode ler-se no estudo.
Para já ainda estão a ser feitos testes no sentido de vir a introduzir-se uma quarta cor aos semáforos, mas as simulações desenvolvidas pela equipa indicam que essa realidade pode ser benéfica numa significativa redução dos tempos de espera e nos engarrafamentos, e quanto maior for o número de veículos autónomos a circular, em conjunto com os automóveis tradicionais, maior será a eficácia da nova cor nos semáforos.