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Centros de abate já tratam de elétricos em fim de vida

| Revista ACP

Saiba como se processa o abate de veículos elétricos em fim de vida. 

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O parque automóvel em Portugal está cada vez mais envelhecido, com a idade média dos veículos a atingir os 14 anos (16 anos se se incluir os pesados de mercadorias), de acordo com a ACAP. Uma forma de contrariar esse envelhecimento é o abate de viaturas em fim de vida, sendo que aos centros de abate já começam a chegar automóveis 100% elétricos.

Que peças são aproveitadas e também o que deve fazer se quiser desfazer-se de um carro velho? As respostas estão no vídeo acima.

Em Portugal, a Valorcar é a empresa gestora do Sistema Integrado de Gestão de Veículos em Fim de Vida (SIGVFV) e do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Baterias (SIGRB).

De acordo com José Amaral, diretor-geral da entidade, entre “50 a 60 centros de abate participaram em formações para abater elétricos”, nos últimos cinco anos.

“Preocupa-nos que a infraestrutura para abate de veículos esteja preparada para receber e dar um destino adequado aos veículos, elétricos”, afirma o responsável.

Nesta reportagem, acompanhamos o processo de abate nas instalações da ServCarros, que criou as suas próprias orientações para dar o melhor fim aos elétricos.

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