Trotineta apanhada a 99 km/h

| Revista ACP

A Polícia de Vigo apreendeu uma trotineta que foi fiscalizada a circular acima dos 25 km/h, o limite de velocidade para este tipo de veículos. 

trotineta-galiza-840

Foi uma operação de fiscalização de velocidade que acabou por ter contornos surpreendentes para os agentes de trânsito da Polícia de Vigo, em Espanha. Ao invés de apanhar um qualquer bólide a circular a 150 km/h ou mais dentro da localidade, o que já seria um caso digno de nota pela irresponsabilidade do condutor, o que aconteceu foi terem de interceptar um veículo a 99 km/h, que mais não era do que uma trotineta. Não foi difícil constatar que trazia um motor elétrico alterado para uma potência de 3200 watts, o equivalente a 4,29 cv. 

A questão das trotinetas elétricas está a preocupar as autoridades da Galiza. No mesmo dia em que foi detetado esta trotineta "acelera", outros 8 condutores destes veículos foram autuados: 2 com excesso de álcool e outros seis por condução perigosa, um deles uma mulher que guiava a trotineta no passeio pondo em perigo os peões. 

Em Portugal, conduzir trotineta não exige carta de condução, basta ter mais de 18 anos e cumprir as regras de trânsito. O código da estrada proíbe uma velocidade superior a 25 km/h e a circulação no passeio, bem como o uso de telemóvel ou auriculares. Conduzir sob o efeito de álcool e drogas também é proibido. Usar capacete não é obrigatório, mas o seu uso é altamente recomendável, já que se trata de uma medida primária de segurança nestes veículos. 

E se tem carta de condução, as consequências das infrações têm implicações nos pontos da carta: se, por exemplo, foi detetado a conduzir uma trotineta com 1,2 g/l de álcool no sangue são lhe retirados 6 pontos à carta (crime rodoviário) e pode ficar inibido de conduzir até 3 anos.

scroll up