O presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) afirmou esta quinta-feira que uma subida de cerca de 10% no preço das portagens "não é minimamente aceitável" e que acredita "que o Governo vai estar atento".
"Se [as concessionárias de autoestradas] têm aumentos de custos de 10% na manutenção, a manutenção não representa 100% dos custos e, como tal, [...] o Governo não deverá permitir que as autoestradas venham passar para os seus clientes 10% de aumento dos seus proveitos, da sua faturação, isso não é minimamente aceitável e acho que o Governo vai estar atento", defendeu Pedro Polónio, da ANTRAM.
Fonte do Ministério das Finanças, que gere este tema em conjunto com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, referiu à Revista ACP que "esse dossiê não está fechado", não adiantando, porém, datas para a sua conclusão.
Recorde-se que, tal como a Revista ACP noticiou no final de outubro, as concessionárias das autoestradas estão dispostas a negociar com o governo.
Com a inflação em máximos de 30 anos, as portagens podem subir mais de 10%, valor que as concessionárias das autoestradas estão dispostas a negociar com o governo, nomeadamente com o alargamento dos prazos de concessão.