A Dacia, o braço "low-cost" da Renault, decidiu pensar "fora da caixa" dos produtos acessíveis e mostrar ao mundo autómovel que está a chegar a um ponto de maturidade no que toca ao desenvolvimento de modelos. Para tal convocou os jornalistas para mostrar o Manifesto, em Paris.
Para já não passa de um "concept", que não está previsto entrar em produção, mas é acima de tudo um "statement" da marca romena, corporizando a probabilidade de um novo estilo, numa hipotética nova abordagem ao mercado, funcionando agora como montra para vincar a nova identidade corporativa com o logótipo DC revisto na frente e letras "DACIA" bem visíveis na parte traseira deste elétrico.
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Mas o espírito espartano de uma marca low-cost que quer apresentar o mínimo de qualidade mantém-se intacto. Não tem painéis de carroçaria tradicionais como portas, janelas, ou um pára-brisas. Além disso, quem precisa de dois faróis quando apenas um é suficiente? Também a tecnologia disponível fica a cargo do smartphone do condutor, tal como já acontece nos níveis de equipamento mais baixos de modelos como o Sandero e o Logan.
Para acentuar o carácter aventureiro desta aposta da Dacia, o Manifesto tem um interior lavável e as capas dos bancos podem ser removidas e convertidas facilmente em sacos de dormir. Além disso, para aumentar a sua versatilidade, Dacia concebeu um tejadilho modular com barras removíveis. Também a bateria é amovível, transformando o Manifesto numa fonte de energia, muito semelhante a alguns dos atuais veículos elétricos que já disponibilizam carregamento bidireccional. O único farol também pode ser utilizado como lanterna.
Os poucos painéis que o Manifesto possui são feitos de plástico reciclado e o interior utiliza cortiça no painel de instrumentos. Uma outra característica elegante é a utilização de pneus sem ar, para que não tenha de se preocupar com furos. Pneus todo-o-terreno e uma elevada altura ao solo dão ao Manifesto a possibilidade de ir a qualquer lugar na mesma veia que um buggy.
Mas, apesar de toda a criatividade revelada, a Dacia vai continuar concentrada em oferecer alguns dos carros mais baratos que o dinheiro pode comprar, tal como foi garantido perante os jornalistas.