O novo Audi Q3 Sportback apresenta um design ainda mais emotivo. A ampla grelha Singleframe e os faróis afilados estão totalmente integrados no conceito aerodinâmico. Visto de perfil, uma linha horizontal ao nível dos ombros, entre os faróis e as luzes traseiras, divide visualmente o automóvel em duas partes, criando uma distribuição muito especial de luz e de sombra. Além das vantagens clássicas de um SUV, como fácil acesso, excelente visibilidade e uma disposição prática do interior, a segunda geração do Audi Q3 Sportback combina as forças de um SUV com a estética de um coupé. A linha do tejadilho, que desce a partir do pilar A, é 29 milímetros mais baixa do que na versão SUV, conferindo ao Audi Q3 Sportback uma aparência ainda mais desportiva e uma silhueta mais dinâmica. A traseira é realçada pelas luzes traseiras digitais LED opcionais, complementadas por uma faixa contínua de luzes LED e pelos anéis iluminados. Este nível de tecnologia de iluminação, oferecido no novo Audi Q3, está disponível pela primeira vez no segmento compacto da Audi.
No interior, a nova unidade de comandos no volante significa mais espaço de arrumação na consola central, uma nova experiência de utilização e uma melhor sensação de espaço. A unidade de comandos no volante integra, pela primeira vez, duas novas patilhas na coluna de direção. A patilha do lado direito funciona como seletor da caixa de velocidades, enquanto a do lado esquerdo controla as funções de luzes e os limpa para-brisas. Também pela primeira vez no segmento compacto da Audi, é possível encomendar vidros acústicos para as janelas dianteiras, melhorando a acústica interior, especialmente a velocidades mais elevadas. O volume da bagageira é de 488 litros, demonstrando o sentido prático do Audi Q3. Com o banco traseiro rebatido, o espaço de carga do Audi Q3 SUV aumenta até 1.386 litros (Q3 Sportback* até 1.289 litros). O banco traseiro pode ser deslocado longitudinalmente, e o seu ângulo pode ser ajustado de série. O SUV tem uma capacidade de reboque de até 2.100 kg.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A versão de entrada na gama Audi Q3 é o 1.5 TFSI com 110 kW (150 cv) de potência. Este motor a gasolina de quatro cilindros está disponível com tecnologia mild hybrid. O Audi Q3 equipado com o motor 2.0 TDI e 110 kW (150 cv) é especialmente indicado para viagens de longa distância. Os modelos híbridos plug-in – Audi Q3 SUV e-hybrid e Audi Q3 Sportback e-hybrid – oferecem uma potência máxima combinada de 200 kW (272 cv), podem carregar até 50 kW em corrente contínua (DC) em condições ideais e são mais potentes e eficientes do que nunca. Para isso, foi instalada uma bateria de alta voltagem com uma capacidade bruta de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), permitindo ao Q3 SUV e-hybrid alcançar uma autonomia elétrica de até 119 quilómetros no ciclo WLTP, enquanto o Q3 Sportback e-hybrid pode circular até 118 km apenas em modo elétrico.
A suspensão de série, agora melhorada, proporciona uma experiência de condução mais premium. A suspensão desportiva e a suspensão com controlo de amortecimento por intermédio de duas válvulas nos amortecedores estão disponíveis como opções para uma condução equilibrada e otimizada. Um destaque entre os sistemas de assistência à condução é o assistente de condução adaptativo plus. Para uma segurança ainda maior em estrada, uma câmara interior monitoriza o condutor em busca de sinais de sonolência e de falta de concentração. Já o sistema de estacionamento assistido gravado permite aos clientes ensinar manobras individuais de estacionamento ao Audi Q3, e o novo assistente de marcha-atrás ajuda de forma fiável a sair de becos sem saída, por exemplo. O novo Audi Q3 vai chegar ao mercado nacional em outubro próximo, mas já é possível realizar as encomendas.