O Euro NCAP publicou a sua segunda ronda de classificações de segurança de 2022. O DS 4, da marca premium da Stellantis, atinge uma classificação de quatro estrelas na sua versão de série, mas conquista cinco estrelas quando testada com equipamento de segurança opcional. A terceira geração da Honda, HR-V, recebe também uma classificação de quatro estrelas. Pela negativa destacou-se a Dacia, que com o Jogger, que partilha a mesma plataforma do "irmão" Sandero Stepway, apenas ganhou uma estrela.
O novo DS 4 vem equipado com equipamento sólido de protecção contra acidentes que é comum em todo o segmento, incluindo um capot activo para protecção de peões e um novo airbag central localizado entre o condutor e o passageiro da frente. No entanto, o sistema de travagem de emergência autónoma, apenas com câmaras, não foi bem sucedido nos testes de pista que simulam acidentes com outros veículos, tais como as colisões traseiras, resultando numa classificação global de quatro estrelas. Para obter um desempenho mais comparável aos seus rivais no segmento, os consumidores devem adquirir o "Safety Pack Plus" opcional, que acrescenta um sensor de radar. O aumento do desempenho deste sistema é suficiente para elevar o carro para território de cinco estrelas.
A última geração, apenas híbrida, do Honda HR-V regressa ao segmento altamente competitivo dos SUV/Crossover, que também inclui best-sellers como o Renault Captur, Ford Puma e VW T-Cross. No que diz respeito à segurança, o novo HR-V revela um desempenho versátil, mas o desempenho de retenção nos testes de colisão, em particular para crianças sentadas na traseira, não foi tão robusto como se esperava. Isto baixou a sua pontuação nesta parte da avaliação para o patamar das quatro estrelas.
O Dacia Jogger, partilhando a mesma plataforma que o modelo de duas estrelas Sandero Stepway, já testado pela Euro NCAP no ano passado, desce alegremente para uma estrela. O carro é vendido com cinco ou sete lugares e um lembrete de cinto de segurança não está disponível nos lugares mais recuados deste último. Inevitavelmente, o novo modelo perde uma fracção de um ponto em comparação com o Sandero e com isso desbarata a pequena margem que o Sandero tinha para permanecer nas duas estrelas.