O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira o resumo das atividades relativas a 2022 e o ano é considerado um marco na história da entidade que testa a segurança dos modelos automóveis à venda na Europa.
Nunca antes o Euro NCAP realizou tantos testes de segurança ou recebeu tantos modelos novos no seu programa. A adição da Áustria e da Noruega como novos membros também aumentou a cobertura geográfica do Euro NCAP.
Durante 2022, globalmente, o Euro NCAP publicou um total de 73 classificações de segurança, das quais 67 foram para modelos de automóveis novos, incluindo 65 modelos com a especificação de segurança mais baixa e duas classificações para modelos com equipamento opcional - e seis para variantes de modelos previamente testados.
2022 foi um ano excepcionalmente desafiante para a indústria automóvel. O sector não só teve de lidar com novos regulamentos de segurança, emissões e cibersegurança, como também teve de enfrentar as repercussões económicas da invasão da Ucrânia, o Brexit e os desafios relacionados com a escassez dos semicondutores, dos materiais, e da mão-de-obra. Por respeito a estes desafios e para aliviar os encargos da indústria, o Euro NCAP adiou a introdução dos seus novos protocolos até ao início de 2023.
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Tirando partido do ano adicional, os últimos modelos obtiveram muito bons resultados em relação aos critérios. 15 dos 65 carros receberam quatro estrelas (22%), enquanto 50 carros receberam cinco estrelas (78%) no total. Em contraste com 2021, nenhum veículo recebeu três estrelas ou menos.
Entre as tendências emergentes, encontram-se as seguintes:
Tal como em 2021, o mercado dos veículos elétricos (VE) continua a expandir-se rapidamente. Em 2022, os veículos eléctricos perfaziam 22 dos 65 novos modelos, uma percentagem de 34% e cinco dos seis melhores da classe Euro NCAP eram eléctricos. Muitos novos operadores entraram no mercado europeu, em grande parte graças à crescente popularidade dos VE.
- Sete marcas estrearam-se na Euro NCAP em 2022, seis das quais originárias da China
- Os airbags centrais para reduzir os ferimentos em acidentes são um dos novos elementos de segurança recentemente reconhecidos. Dos 65 automóveis novos examinados, 47 (72%) vieram com airbags centrais padrão para os bancos dianteiros.
- Os sistemas de assistência de atenção são cada vez mais comuns nos automóveis. Em 2022, a maioria dos veículos avaliados pelo Euro NCAP, 94%, já incluía um sistema de detecção de sonolência do condutor. Em 53 dos 61 casos o sistema é fornecido através da monitorização da entrada do volante e/ou posição da faixa de rodagem, enquanto em 9 automóveis é utilizado o seguimento directo dos olhos do condutor ou uma combinação.