Tem 56 cavalos de potência, demora 4 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. Estes são os principais dados da TL Moto 03, uma versão melhorada da 1ª moto elétrica de competição portuguesa, criada em 2018 por alunos do Instituto Superior Técnico, num projeto que conta com o apoio do Automóvel Club de Portugal.
A concretização deste projeto não se limita aos conhecimentos de engenharia, pois muitas outras disciplinas e até outras faculdades são chamadas a contribuir, envolvendo as áreas de engenharia, design, psicologia, recursos humanos e gestão.
O objetivo é levar este protótipo ao MotoStudent International Competition, um evento que reúne os melhores projetos universitários e tem por objetivo mostrar a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante os cursos num verdadeiro projeto industrial, em que é concebido e fabricado um protótipo de moto de corrida elétrica, que será avaliado e testado no Circuito de Aragão, Espanha.
Cada protótipo pode ter um custo a rondar os 70 mil euros, contando só com as peças e motores e demora cerca de dois anos até chegar à fase de competição.