ACP-BP

Pub

Ex-líder da Ferrari ressurge como diretor da McLaren

| Revista ACP

Luca di Montezemelo foi o responsável pelo relançamento da Ferrari após a morte de Enzo Ferrari. Foi também ele que levou Schumacher para a Scuderia.

DOC

Luca di Montezemelo, que foi assistente de Enzo Ferrari nos anos 70, chefe da da Scuderia, e presidiu todo o universo Ferrari de 1991 a 2014, está agora a trabalhar para a McLaren.

Di Montezemelo, de 77 anos, surgiu numa atualização administrativa da McLaren Group Holding Limited. Segundo a Companies House, agência governamental que recolhe informações sobre todas as empresas no Reino Unido, o gestor italiano é diretor da holding que controla a McLaren Automotive, desde 27 de junho.

A McLaren Automotive anunciou esta quarta-feira, em comunicado, a reorganização da sua estrutura diretiva e confirmou Luca di Montezemelo no novo conselho de administração. Para a marca este é "um momento chave", para alcançar uma nova "era, visão, inovação e crescimento".

No entanto, a entrada do gestor italiano na McLaren surpreendeu o setor, uma vez que a marca britânica é a grande rival da Ferrari na F1. No entanto, as novas funções Montezemelo não vão estar relacionadas com a equipa de F1 da Mclaren.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Como assim? A McLaren Group Holding Limited, que controla a McLaren Automotive (produz carros de estrada), é propriedade do fundo CYVN Holdings, controlado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos - ou seja, está fora do grupo MacLaren. Já a McLaren Racing, que gere a equipa de F1, é controlada pelo grupo McLaren, cujo principal acionista é a Mumtalaka, um fundo soberano do Bahrein. Embora conservem os nomes McLaren, os carros de estrada e os carros de pista são geridos por empresas e estruturas diferentes.

Qual é o legado de Montezemelo na Ferrari? O gestor italiano entrou para a FIAT no início dos anos 70, depois da marca adquirir 50% da Ferrari. Em 1973, a FIAT decidiu transferir Luca di Montezemelo para a Ferrari, onde se tornou assistente do fundador da Ferrari. O gestor viria a assumir as funções de Enzo Ferrari nos anos 90, tendo sido responsável pelo relançamento da “Il Cavallino Rampante”. 

Enquanto chairman e CEO da Ferrari, esteve por detrás do sucesso da Scuderia Ferrari na F1, com Michael Schumacher, e foi o responsável pela aposta da marca nos modelos F355, 550, F50, Enzo, 599, 458, F12berlinetta, LaFerrari ou o California.

O gestor também foi chairman do grupo Fiat e da Maserati, tendo sido em 2015 incluído no Automotive Hall of Fame de Detroit, considerado o mais prestigiante reconhecimento na indústria.

scroll up