ACP-BP

Pub

Maioria desloca-se de carro nas áreas metropolitanas

| Revista ACP

Cada deslocação no Porto e Lisboa durou, em média, 22 e 24,5 minutos, confirmando que o automóvel domina as escolhas.

Mais um estudo a provar que o automóvel é usado pela maioria dos portugueses no Porto e em Lisboa. Desta vez os dados foram recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e confirmam as conclusões avançadas pelo Observatório ACP em Janeiro de 2018. 

Do estudo do INE concluiu-se que cada deslocação dos residentes das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa em 2017 durou, em média, 22 e 24,5 minutos, respetivamente, confirmando que o automóvel é o principal meio de transporte.

No caso do município do Porto, essa duração média foi de 23,6 minutos e, no município de Lisboa, de 26 minutos.

Os dados estão incluídos nos resultados definitivos do Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto (AMP) e de Lisboa (AML), realizado pelo INE em 2017, abrangendo cerca de 100 mil residentes.

No ano passado, os residentes nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa efetuaram em média 2,72 e 2,60 deslocações por dia, respetivamente, representando o trabalho o principal motivo das movimentações.

Considerando o subconjunto de deslocações dentro do território de cada área metropolitana, constata-se que, em média, os residentes na AMP despendiam no total 66,8 minutos por dia em deslocações no território metropolitano, valor que sobe para 72,5 minutos por dia na AML”, acrescenta o INE.

Considerando todos os dias da semana, o automóvel foi utilizado em 67,6% das deslocações na AMP e 58,9% na AML, sendo a taxa de ocupação do automóvel de 1,56 pessoas na AMP e de 1,60 na AML.

As deslocações por modos suaves (pedonal ou de bicicleta) surgem como a segunda forma de locomoção mais expressiva no total das deslocações, registando um peso conjunto de 18,9% na AMP (apenas 0,4% utilizando bicicleta) e de 23,5% na AML (0,5% relativos à bicicleta).

Já os transportes públicos e/ou coletivos, como principal meio de transporte, representaram 11,1% das deslocações na AMP e 15,8% na AML.

As maiores proporções de população móvel - o conjunto de pessoas que realizaram pelo menos uma viagem com início no dia de referência do inquérito - foram identificadas, na AMP, nos municípios do Porto (85%) e Matosinhos (83%) e, na AML, nos municípios da Amadora (87,7%) e Odivelas (84,6%).

Nos dias úteis, a população móvel foi inferior na AMP (82,9%) face à AML (85,1%), sucedendo o inverso nos dias não úteis: 71,2% na AMP e 70,9% na AML.

O principal motivo das deslocações efetuadas foi o trabalho, tanto na AMP (30,3%) como na AML (30,8%), seguindo-se as compras (18,5% e 19,8%, respetivamente).

Destaca-se ainda a importância do acompanhamento de familiares (incluindo de crianças de/para a escola), que esteve na origem de 15,7% das deslocações na AMP e 15,2% na AML.

Na AMP foram realizadas cerca de 3,4 milhões de deslocações por dia, que na sua maioria (71,0%) tiveram origem e destino na área metropolitana. Na AML o número de deslocações por dia ascendeu a 5,4 milhões, 65,4% das quais dentro dos limites da própria área metropolitana.

scroll up