ACP-BP

Pub

Renault ataca o segmento C com o novo Austral

| Revista ACP

 

Diferentes motorizações e transmissões dão ao Renault Austral interessantes opções eletrificadas e tecnologias evoluídas.

Renault-Austral-1-DUPLA-900

Uma cartada importante da Renault em direção a um segmento demasiado importante, mas também a caminho do futuro, com um SUV tecnicamente evoluído que é uma verdadeira nova vaga, transformando-se numa opção inteligente na salvaguarda do ambiente. A mais recente tecnologia híbrida está presente em todos os modelos, com sistemas “mild hybrid” ou “full hybrid” a oferecerem diferentes potências e eficiências, para a reconquista do coração do mercado automóvel mundial.

É com o lançamento do Austral que a Renault avança com um aliciante argumento para clientes particulares. Toda a gama de veículos Renault passa a contar a partir de agora com 7 anos de garantia ou 150.000 km, um passo muito atraente para a marca fortalecer a sua posição no mercado nacional. Com o Austral já disponível na rede de concessionários, 2023 é um ano de revelações e novidades para a marca francesa, que estreia também o “Esprit Alpine”, que passa a ser a designação desportiva para todos os seus modelos.

Novos motores, um novo eixo traseiro, sistema 4Control (4 rodas direcionais) e 32 sistemas de ajuda à condução, transformam o Austral num automóvel para os novos tempos apoiado em duas motorizações “mild hybrid” com 140 cv ou 160 cv e o E-Tech “full hybrid” que disponibiliza 200 cv, emitindo apenas 102 gr de CO2 e apontando para consumos de 4,2 litros. Assente na plataforma CMF-CD de 3ª geração, concebida pela “Aliança” a mesma plataforma do recente Nissan Qashqai, o Austral está preparado para um verdadeiro ataque ao segmento C, como um SUV familiar que transporta o ADN da marca para caminhos do futuro.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Equipado com o “Active Drive Assist”, que permite leitura do percurso, o Renault Austral conta com o sistema Google Assist com comando por voz e o “Waze” integrado na navegação. A vida a bordo não podia ser mais intuitiva, com quase tudo integrado no ecrã “OpenR”. O conforto e espaço a bordo são evidentes, com as baterias do Austral sempre auto-recarregáveis a contribuírem para uma utilização otimizada dos sistema híbridos. A 3ª geração do sistema “4Control”, com inclinação das rodas traseiras até 5 graus, contribui para uma manobrabilidade eficiente e comprovada.

Com um design tecnológico e sensual, segundo a marca, o Renault Austral oferece dois sistemas híbridos apoiados em dois motores de combustão a gasolina. O motor Mild Hybrid é o nível de topo dos híbridos disponibilizados no novo Austral e recorre a um motor a gasolina de 4 cilindros, com 1,3 litros turbo e injeção direta, que já se encontra disponível na gama de automóveis Renault. Desenvolvido em colaboração com a Daimler, o bloco é assistido por um motor de arranque/gerador e uma bateria de iões de lítio de 12V. Disponível com 140 cv ou 160 cv, com a transmissão automática X-Tronic, ou apenas com 140 cv na variante de caixa manual.

O novo Austral E-Tech Híbrido está equipado com uma nova unidade a gasolina de três cilindros, turbo, de 1,2 litros com 200 cv e 205 Nm de binário. Este surge associado a um motor elétrico com mais potência e mais binário (50 kW e 205 Nm), a uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (1,7 kWh / 400 V) e a uma caixa de 7 velocidades (duas para o modo elétrico e cinco para o modo híbrido). As relações foram otimizadas em termos de capacidade de binário (de 350 Nm para 410 Nm), potência, rendimento e capacidade de resposta.

Depois do totalmente elétrico Mégane, o Austral é a última novidade da Renault para um automóvel que é considerado inteligente, adaptável e flexível, oferecendo um excelente nível de equipamento, qualidade de construção e uma condução muito agradável. Em relação a preços tudo se passa entre os 34.200€ da versão Equilibre e os 46.200€ do Iconic Esprit Alpine. Pelo meio, de considerar ainda a versão Techno com preços compreendidos entre os 36.700€ e os 43.200€ do equipamento mais desportivo Esprit Alpine.

scroll up