A Aston Martin revelou o novo DB12 S, uma versão mais potente e refinada do seu modelo de Grand Tourer, que passa a ser o topo de gama da histórica linha DB.
Com 700 cv de potência, o DB12 S acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s, apresentando-se como o modelo mais performante da atual geração.
A nova versão recorre ao conhecido motor V8 biturbo de 4.0l, mas com afinações que aumentam a potência em 20 cv e o binário até aos 800 Nm.
As alterações estendem-se à resposta do acelerador e ao tempo de passagem de caixa, agora mais rápido, para um desempenho mais imediato e envolvente.
O chassis foi alvo de uma série de atualizações, com novas afinações da suspensão, direção e diferencial traseiro eletrónico.
O objetivo, segundo a marca, foi reforçar a agilidade sem comprometer o conforto.
Os travões carbo-cerâmicos passam a ser equipamento de série, permitindo não só maior capacidade de travagem como uma redução de 27 kg em massa não suspensa.
Em termos visuais, o DB12 S distingue-se por um novo pacote aerodinâmico que inclui um divisor dianteiro em dois níveis, saídas de ar no capot e um novo difusor traseiro.
A presença de quatro saídas de escape reforça o carácter desportivo do modelo, enquanto um spoiler fixo na traseira contribui para a estabilidade em altas velocidades.
O interior também recebeu alterações específicas. Estão disponíveis três configurações de acabamento, com combinações de couro semi-anilina e Alcantara.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Entre os detalhes exclusivos estão o comando rotativo dos modos de condução com acabamento em alumínio anodizado vermelho, bem como novos padrões de costura e opções de personalização.
O DB12 S junta-se aos modelos DBX S e Vantage S na estratégia da Aston Martin de reintroduzir versões "S" mais focadas na performance dentro da sua gama.
As encomendas estão já abertas, tanto para a versão Coupé como Volante, com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2026.