A 3ª geração do Peugeot 308 reuniu o consenso dos vinte jurados e venceu a edição de 2022 do Carro do Ano em Portugal. Com uma estética cativante, o 308 conta com duas versões híbridas, motores a combustão e. no próximo ano, com uma variante totalmente elétrica. Entre mais de duas dezenas de concorrentes, o Peugeot 308 foi selecionado para os sete finalistas do concurso, tendo batido na última fase os outros seis finalistas, Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Skoda Enyaq e Toyota Yaris Cross.
Com oito classes a concurso, entre elas uma nova categoria dedicada aos modelos híbridos Plug-in, onde o Peugeot 308 voltou a triunfar, e também uma muito concorrida classe de modelos 100% elétricos, onde venceu o Kia EV6, recentemente eleito como Carro Europeu do Ano. Ainda a concurso, entre os citadinos a vitória foi para o Hyundai Bayon, enquanto nos híbridos o triunfo coube ao Toyota Yaris Cross. Entre os desportivos a vitória foi para mais um emblema da marca do leão, com vitória do Peugeot 508 PSE. O familiar do ano foi o 100% elétrico Skoda Enyaq iV 80, enquanto entre os SUV o Kia Sorento PHEV triunfou no “Grande SUV” e o Nissan Qashqai como “SUV Compacto”.
Ainda entre os distinguidos nesta 39ª edição do Carro do Ano, o “Prémio Tecnologia e Inovação” foi atribuído ao “Projeto V2X” da Bosch Car Multimédia em Braga, um trabalho focado nas várias vertentes autónomas. A Comissão Executiva decidiu ainda distinguir Miguel Sanches como Personalidade do Ano. Atualmente a desempenhar funções como vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Miguel Sanchez esteve seis anos à frente da Auto-Europa em Palmela.