Sentar-se dentro do carro não é uma coisa que se deva fazer de qualquer forma. Não apenas por questões de segurança, mas também por uma questão de conforto e saúde. Se, por um lado, uma posição desconfortável prejudica a condução e leva a distrações necessárias por estar sempre a corrigir a forma como está no banco, também pode levar a lesões, seja por provocar uma resposta ineficaz por parte dos sistemas de segurança, seja por adotar constantemente uma posição incorreta.
A isto junta-se ainda o facto de uma posição incorreta poder também levar a uma significativa redução da visibilidade de tudo o que rodeia o automóvel. É por estes motivos que as marcas se esmeram constantemente para melhorarem os bancos dos automóveis e a sua ergonomia. Afinal de contas, por muito bonito que seja ter um banco tipo competição, a verdade é que esse mesmo banco é feito a pensar na segurança e conforto... o aspeto surge só depois disso.
A pensar na importância de uma boa posição no interior do automóvel, apresentamos-lhe algumas dicas que lhe podem valer uma viagem mais confortável e segura.
Primeiro, veja o estado dos pneus. É fundamental que estejam em bom estado, não apenas para a segurança do veículo, mas também porque são eles que fazem o contacto do carro com a estrada e, pneus em mau estado, vão seguramente contribuir para uma viagem desconfortável.
Ajuste o banco à sua altura de forma a garantir uma boa visibilidade de tudo o que está em redor do automóvel.
Prima os pedais do travão e embraiagem até ao fundo para confirmar a correta posição das pernas e que o banco está à distância correta. As pernas devem estar algo fletidas, numa posição cómoda e natural. Nem demasiado encolhidas, quase a tocar no volante, nem demasiado esticadas, com os pedais a serem pressionados com os pés todos esticados, como quem dança em pontas.
Estique o braço para avaliar a distância a que se encontra do volante. O pulso deve assentar no topo do volante de forma a que o braço tenha uma ligeira flexão e garantido que as costas e ombros se mantém encostados ao banco. E quando estiver a circular, coloque as duas mãos no volta às 10 e às 2 horas, ou às 9 e às 3 horas, conforme se sentir mais confortável.
Ajuste o encosto de cabeça de forma a que a cabeça assuma uma posição natural e confortável. O encosto deve ser ajustado de forma a que a cabeça não seja forçada para a frente, nem que tenha de estar inclinada para trás para poder estar encostada.
Verifique a inclinação das costas. Um banco com as costas demasiado direitas e altamente desconfortável, o mesmo acontecendo com um banco demasiado reclinado. Além disso, reduz significativamente o controlo adequado do volante. Contudo, a forma mais confortável e segura tende a ser uma em que as costas estão na vertical, ou muito próximo da vertical. Regule também a posição do apoio lombar para garantir um bom suporte das costas.
Finalmente, ajuste os espelhos de forma a que consiga garantir o máximo de visibilidade sem ter de estar constantemente a fazer grandes movimentos com a cabeça.