Já usado em dispositivos móveis como os smartphones ou tablet, o sistema de “carregamento sem fios” (wireless charging) está agora a chegar ao mundo automóvel, e o novo Porsche Cayenne Electric será um dos modelos a usar esta tecnologia.
Tal como acontece com os dispositivos móveis, para poder ser carregado sem fios o Cayenne Electric terá de ser colocado sobre uma “base” própria: a Porsche Wireless Charging (PWC).
Esta simples placa instala-se no chão e comunica com um recetor situado no subchassis do carro. Assim que o carro se alinha com a base, a suspensão pneumática reduz a distância ao solo para ativar o campo magnético da base.
Uma vez ativado o travão de estacionamento, inicia-se o carregamento por indução de forma automática.
Com uma potência de carregamento de até 11 kW e eficiência energética de 90%, este sistema oferece um desempenho equivalente ao carregamento tradicional em corrente alternada com recurso a fios.
A instalação da PWC poderá ser feita em garagens ou espaços ao ar livre, com o apoio técnico da marca. A base é resistente às condições meteorológicas e ao trânsito de veículos.
Para garantir um carregamento eficiente e seguro, a base inclui detetores de movimento e objetos estranhos, interrompendo automaticamente a transferência de energia caso algo interfira entre o carro e a base.
Além disso, o sistema é totalmente compatível com a aplicação My Porsche, permitindo ao condutor acompanhar o processo em tempo real, configurar horários e ativar funcionalidades como a climatização prévia do habitáculo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo a Porsche, três em cada quatro carregamentos dos seus veículos elétricos acontecem em casa, o que torna este novo sistema especialmente relevante para o uso diário.
Além da inovação do carregamento sem fios, o novo Cayenne Electric também estabelecerá novos padrões no carregamento rápido, com capacidade até 400 kW em corrente contínua, superando os valores do Macan e do Taycan.
Revelado, ainda com camuflado, no Salão de Munique que se realiza entre 9 e 14 de setembro, o novo Porsche Cayenne Electric vai ser comercializado em paralelo com os Cayenne a combustão e híbridos plug-in e deverá ser lançado em 2026.