ACP-BP

Pub

Volvo Cars e Volvo Trucks partilham segurança conectada

| Revista ACP

Este sistema permite a comunicação entre veículos alertando-os antecipadamente dos potenciais perigos na estrada.

volvo cars_trucks

A Volvo Cars e a Volvo Trucks vão partilhar dados de forma a melhorar a tecnologia de segurança conectada. Esta partilha, que será feita em tempo real, tem como base um sistema alojado na cloud que permitirá uma comunicação entre veículos avisando os respetivos condutores dos potenciais perigos localizados nas suas proximidades, como, por exemplo, a queda de uma árvore na via.

Já a partir deste ano, esta partilha de dados anónimos será realizada na Suécia e na Noruega, entre camiões Volvo equipados com os seus Sistema de Alerta de Perigo e automóveis Volvo equipados com o Sistema Hazard Light Alert, que informa antecipadamente o condutor da necessidade de adotar uma postura mais defensiva, abrandando a sua velocidade. Este sistema é particularmente útil em estradas com pouca visibilidade.

Este Sistema tem estado disponível na Suécia e na Noruega desde 2016, onde tem equipado de série os novos modelos da série 90 e 60 bem como o novo XC40. Ao acrescentar camiões Volvo à frota que partilha esta informação será possível expandir a área de cobertura e identificar mais perigos potenciais.

scroll up