ACP-BP

Pub

Kiko Maria estreia-se no European Talent Cup

| Revista ACP

Mais recente piloto ACP estreou-se no European Talent Cup, no Circuito Estoril, onde rodou ao lado das estrelas do FIM CEV.

Kiko Maria

Francisco ‘Kiko’ Maria, piloto ACP, esteve este fim-de-semana no Circuito do Estoril onde se estreou na competitiva European Talent Cup (ETC), um campeonato monomarca – as motos são Honda – com mais de três dezenas de pilotos. No Estoril o lisboeta enfrentou a concorrência aos comandos de uma moto alugada e sem grandes evoluções técnicas, o que condicionou as pretensões de um grande resultado deste pequeno piloto de 13 anos de idade.

“Sabíamos que com a moto que tínhamos era impossível fazer melhor", resumiu Kiko Maria, ciente de que, apesar das motos serem todas do mesmo modelo, "existem pormenores que podem ser alterados ao abrigo do regulamento, como no meu caso, que não tinha por exemplo o sistema de passagem de caixa mais evoluído". Mas nada disto toldou o discurso deste jovem talento que reconheceu não ter estado no Estoril "para vencer mas sim para continuar a minha curva de aprendizagem e isso foi perfeitamente alcançado pois fui mais veloz a cada sessão e consegui melhorar, e muito, os meus registos". Daí que o saldo se revela, para Kiko Maria, como muito positivo: "foi um fim-de-semana duro mas muito gratificante e os dividendos disso vão chegar mais tarde.”

Kiko Maria terminou a primeira corrida na 23ª posição e na segunda foi o 19º, sendo que a primeira corrida do dia decidiu-se em apenas cinco voltas depois de uma queda ter originado uma situação de bandeira vermelha – interrupção de corrida. A segunda corrida, sob intenso vento, foi discutida na totalidade das 16 voltas previstas.

scroll up