Segundo a Toyota, não só por carros elétricos tem de passar a descarbonização dos ralis e a prova é o Toyota GR Yaris Rally2 H2 Concept que a marca vai estrear no rali da Finlândia, a nona prova do calendário do WRC que se disputa entre 31 de julho e 3 de agosto.
Desenvolvido na sede da Toyota Gazoo Racing, na Finlândia, o protótipo será conduzido por Juha Kankkunen, quatro vezes campeão mundial, durante a classificativa urbana de Harju, que abre o rali na quinta-feira à noite e na décima classificativa da prova.
O carro será também apresentado ao público no parque de assistência, como parte de uma mostra dedicada à tecnologia do hidrogénio.
Baseado no chassis do bem-sucedido GR Yaris Rally2, o GR Yaris Rally2 H2 Concept utiliza um motor de combustão interna alimentado por hidrogénio comprimido, permitindo reduzir drasticamente as emissões sem abdicar da sonoridade e resposta típicas dos carros de rali.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Visualmente distingue-se pela decoração específica bem como pelos painéis de ventilação no lugar dos vidros traseiros. Quanto às características técnicas, além do combustível usado por este protótipo, nada mais foi revelado.
A estreia do GR Yaris Rally H2 Concept em competição insere-se no compromisso da marca com a neutralidade carbónica e sucede à estreia europeia de um GR Yaris movido a hidrogénio em 2022, na Bélgica.