ACP-BP

Pub

Dakar 2022 em dia de descanso

| Revista ACP

A meio da grande aventura nada está decidido. Nas motos há cinco candidatos e nos carros Nasser Al-Attiyh controla.

Al-Attiyah-4-janeiro-900

Hoje reina a calma nas areias da Arábia Saudita. A prova está em merecido descanso, numa altura em que já se disputaram seis etapas e faltam disputar outras seis até 14 de janeiro. Tudo pode ainda acontecer, embora existam alguns indicadores bastante fortes. O verdadeiro equilíbrio reina nas duas rodas, onde os cinco primeiros estão separados por pouco minutos. A Gas Gas está a surpreender com duas motos nos lugares do pódio. Sam Sunderland comanda e o seu colega de equipa Daniel Sanders está no 3º lugar a 5m35. No meio, ou seja, no 2º lugar a KTM de Matthias Walkner está a 2m39 do líder. Depois, Adrien Van Beveren em Yamaha é o 4º a 7m43 e Pablo Quintanilla numa Honda o 5º a 15m43.

Entre os motards portugueses, Joaquim Rodrigues já brilhou ao vencer uma etapa, mas Rui Gonçalves também já conquistou um 3º lugar. Em bom plano, António Maio é o 2º melhor português na categoria, ocupando o 25º lugar da tabela, enquanto Joaquim Rodrigues está melhor, no 18º lugar. Quanto a Rui Gonçalves está na 32ª posição, Mário Patrão é o 54º, Alexandre Azinhais o 72º, Arcélio Couto está no 81º lugar e Pedro Bianchi Prata ocupa o 102º lugar.

Nos automóveis a Toyota domina por completo com 4 Hilux nos 5 primeiros lugares. Nasser Al-Attiyah comanda e parece controlar os acontecimentos, apesar dos esforços feitos por Sébastien Loeb aos comandos do BRX Prodrive. O piloto do Qatar está na frente em dia de descanso com 48m54 de vantagem para a outra Toyota Hilux de Yazeed Al Rajhi. Muito perto, no 3º lugar está Loeb a 50m25 de Al-Attiyah e apenas a 1m31 de Al Rajhi. À entrada do pódio a 51m56 está mais uma Toyota, a de Giniel De Villiers, seguido por outra Hilux de Lucio Alvarez a 1h06m58. A Audi na estreia dos RSQ E-Tron já venceu uma etapa com Carlos Sainz, mas alguns problemas técnicos afastaram os favoritos dos primeiros lugares. Sainz é 25º e Peterhansel o 73º. No entanto a evolução dos novos carros híbridos parece ser uma certeza.

Em relação a portugueses, Paulo Fiúza a navegar Vaidotas Zala num Mini ocupa o 11º lugar da geral, enquanto a dupla Miguel Barbosa e Pedro Velosa estão a recuperar dos azares no Prólogo, apesar das dificuldades da ordem de partida. Barbosa está no 37º lugar da geral, com francas hipóteses de melhorar na segunda metade do Dakar 2022.

Entre os SSV´s na categoria T4 Luís Portela de Morais e David Megre estão a assinar uma excelente prova, chegando ao dia de descanso no 9º lugar da categoria. Rui Oliveira e Fausto Mota ocupam o 21º lugar. Na categoriaT3 Mário e Rui Franco estão num excelente 11º lugar da tabela classificativa. Nos camiões também há um português. José Martins, que faz equipa cm os franceses Didier Belivier e Jeremie Gimbre ocupa o 32º lugar nesta categoria reservada a pesados. Entre os Clássicos, onde há 138 concorrentes em prova, a dupla João António Almeida e Sousa/Luís Costa Martins num SSangyong estão no 111º lugar da tabela reservada a estes veículos históricos. Com a caravana mais descansada, a aventura continua amanhã com mais uma especial repleta de dificuldades.

scroll up