ACP-BP

Pub

YikeBike é a bicicleta mais pequena do mundo

| Revista ACP

Não pesa mais que 10 kg e dobrada pode ser transportada facilmente na mão ou pendurada ao ombro.

YikeBike-840

O neozelandês Grant Ryan teve a ideia de conceber uma bicicleta que fosse pequena e muito prática de transportar par todo o lado. Assim nasceu a YikeBike, um veículo de duas rodas que pretende ser o mais pequeno do mercado, além de ser elétrico.

Com um design “original” e uma ergonomia que obriga a uma posição de condução algo estranha, a YikeBike é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido pelo seu criador recorrendo às mais recentes tecnologias.

A primeira versão era conhecida como Fusion e já não se produz. Depois surgiu a Model V e a seguir a Model C, que na versão mais acessível custava cerca de 4.450€. Mas se o preço é elevado há compensações: a bicicleta pesa apenas 10 kg e dobrada não ultrapassa 15x60x60 cm, facilitando o seu transporte na mão ou pendurada ao ombro.

Equipada com uma bateria com a qual pode percorrer até 20 km/h e tem uma velocidade máxima de 23 km/h, esta mini-bike está reconhecida pelo Guiness como sendo, realmente, a mais pequena do mundo e já conta com algumas distinções: os alemães distinguiram-na com o German Design Award, venceu o Green Dot por sustentabilidade, o HiTech Hardware Award e o Katerva Award e o Museu de Design de Londres integrou esta criação numa exposição permanente.

scroll up