Coronavírus: como utilizar o carro em segurança

Torne o seu automóvel num espaço seguro

Ficar em casa, manter distanciamento social, lavar bem as mãos. Estas são algumas das medidas decretadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), depois de o SARS-CoV-2, o nome do novo coronavírus, ter chegado ao nosso país.

Porém, por vezes, é mesmo necessário sair de casa e utilizar o carro para ir às compras, trabalhar ou prestar apoio a familiares idosos. Se durante esta fase tiver de utilizar o seu veículo, tenha atenção a alguns cuidados, de modo a evitar a COVID-19. No final, não se esqueça: lave bem as mãos ou aplique uma solução desinfetante à base de álcool.

Previna o coronavírus antes de chegar ao carro

O interior do carro é composto por várias zonas à base de plástico, e este é um material no qual o novo coronavírus consegue sobreviver durante alguns dias. Por isso, é importante ter cuidados redobrados com o seu veículo em tempos de Covid-19. Mas mesmo antes de começar a viagem ou sequer sair de casa, não se esqueça de lavar as mãos. Sempre por um período de cerca de 20 segundos, esfregando bem todas as superfícies das mãos, sem esquecer entre os dedos. Saiba agora o que fazer ao chegar ao carro.

Limpe os puxadores do carro

Antes de tudo, comece por limpar as chaves do carro. Limpe, também, os puxadores das portas. Pode fazê-lo com o auxílio de toalhitas desinfetantes ou através da aplicação de gel à base de álcool num lenço de papel. Não se esqueça de, logo de imediato, deitar o lenço ou a toalhita para o lixo.

Areje o carro

Ainda que fechado, o carro acaba por ganhar poeiras e germes. Por isso, tal como a casa, é importante também abrir as janelas para o arejar. Faça-o, pelo menos, uma vez por semana. Não se esqueça também de sacudir os tapetes.

Aspire os estofos

É o local onde muitas bactérias tendem a acumular-se tornando-se, assim, perfeitos para causarem infeções. Aspire os estofos dos assentos, lave-os e aplique um spray desinfetante no final.

Atenção ao volante e à caixa de velocidades

Depois dos puxadores das portas, o volante e a manete da caixa de velocidades são, provavelmente, o segundo sítio do carro em que mais tocamos com as mãos. Depois de ter mexido em vários objetos, estas duas zonas do veículo acabam por ser um dos locais que ficam em contacto direto com todos os vírus — nos quais se pode incluir o novo coronavírus — e bactérias que trazemos nas mãos. Por isso, limpe bem estas duas superfícies com toalhitas desinfetantes ou passe um pano embebido em álcool a 70%.

Ao abastecer o carro

Se antes do novo coronavírus já utilizava as luvas descartáveis ou as toalhas de papel que muitos postos de abastecimento fornecem para pegar na mangueira de combustível deve agora, mais do que nunca, continuar a fazê-lo.

São várias as pessoas que passam pelas bombas gasolineiras. Ao abastecer o seu carro, evite tocar no dispensador sem ter as mãos protegidas. E enquanto aguarda na fila para o pagamento, não se esqueça do distanciamento aconselhado — de um a dois metros — em relação aos restantes clientes.

Na hora de pagar, prefira fazê-lo com cartão multibanco. É que o dinheiro físico passa por várias mãos até chegar às suas, contendo várias bactérias ou mesmo vírus. E se o seu cartão incluir a função contactless — em que só necessita de o encostar ao terminal de multibanco, utilize-a.

Outra opção passa por fazer o pagamento com o telemóvel, através do serviço MB Way — basta ler o "QR Code" que o vendedor apresenta, e o pagamento é debitado na sua conta. Depois de tudo isto, não se esqueça: lave as mãos ou passa um gel desinfetante com um teor de álcool de 70%.

Sabia que como sócio ACP tem apoio médico permanente?

Através do Plano ACP Saúde, gratuito para todos os sócios, tem acesso a teleconsultas gratuitas de clínica geral e teleconsultas de especialistas do Grupo Lusíadas (entre 30 a 39€).

Saiba mais

 

Visite o site da Direção Geral de Saúde e esclareça dúvidas sobre o Covid-19, a sua transmissão, testes, tratmentos, medidas de prevenção, entre outras questões.
scroll up