Sabia que a condução eficiente aumenta a autonomia em cerca de 35%? E que um veículo com a manutenção em dia produz menos 50% de emissões e consome muito menos combustível? 
 Siga estes conselhos e obtenha mais quilómetros e mais poupança, ao mesmo tempo que reduz as emissões e ajuda o ambiente.
O que é a eco-condução e para que serve?
A eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível, a emissão de gases e de partículas poluentes e a sinistralidade, pela redução das acelerações e das travagens bruscas.
Por parte da indústria automóvel tem vindo a ser feito um esforço gradual no sentido do desenvolvimento de veículos com consumos e emissões poluentes cada vez menores.
Mas, por parte dos condutores, muito pode também ser feito, através de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade e para a segurança rodoviária.
Os princípios da eco-condução promovem uma condução eficiente, ecológica e segura, tirando maior partido das capacidades dos veículos.
10 conselhos práticos para ser um “eco-condutor” e começar já a poupar
Aplique estas medidas básicas no dia-a-dia para obter uma poupança de combustível significativa e contribuir para a diminuição do número de acidentes rodoviários.
-  Pressão sempre correta
 Pneus com pressão inferior aumentam o  consumo em cerca de 6%. Sabendo que o preço dos combustíveis não é  barato, faça as contas.
 
 
-   Manutenção em dia
 Um veículo saudável, bem lubrificado, dentro dos intervalos recomendados pelas marcas, será sempre mais económico.
 
 
-  A suavidade compensa
 Mantenha uma distância que evite   travagens repentinas e acelere suavemente. Mude para uma velocidade   superior assim que possível e utilize rotações mais baixas.
 
 
-  Menos acelerador
 Nas descidas tire o pé do acelerador,   mantenha o carro “engatado” numa mudança alta e deixe rolar. Ao fazê-lo,   não utiliza combustível e o consumo sai beneficiado.
 
 
-  1ª, 2ª… 5ª
Salte velocidades quando as condições permitam.  Por exemplo, ao passar  de 3ª para 5ª, está a poupar nos componentes e  no consumo. O mesmo  acontece nas reduções.
 
 
-  Ar condicionado: só quando necessário
O AC consome  combustível. Especialmente no inverno, desligue logo que a  temperatura  esteja correta, porque bastam alguns minutos para  desembaciar os  vidros.
 
 
-  Retire as barras de tejadilho
Lembra-se de as utilizar no  verão passado? Retire-as quando não são  necessárias para ganhar em  termos de aerodinâmica e, especialmente, no  consumo.
 
 
-  No “pára-arranca”, desligue.
Quando parar mais do que um  minuto, desligue o motor ou utilize o  sistema “start/stop” dos veículos  recentes. O ambiente e a sua carteira  agradecem sempre.
 
 
-  Calmo e tranquilo
Evite velocidades excessivas e habitue-se  a utilizar o limitador de  velocidade/”cruise control”, se o seu  veículo o possuir. Ganha em  conforto e em economia.
 
 
-  Use as pernas
Sabe bem conduzir, mas evite viagens  desnecessárias. Pegar no carro para  ir só “ali ao lado” pode ser um  desperdício, quando as pernas ou a  bicicleta fazem o mesmo.
 
 
Por fim, a segurança
Uma condução consciente do impacto positivo que pode ter no ambiente e na economia pessoal, deverá também ter em conta a segurança, a tranquilidade e, sobretudo, a poupança.  
Nomeadamente através dos novos Seguros Auto e Moto do ACP contra terceiros, com a melhor relação preço-qualidade do mercado.
Conheça a oferta “low cost” com assistência de topo, por apenas 12,99€/mês, e beneficie de Assistência ACP com Proteção de Avaria e viatura de substituição até 5 dias.
Quero saber mais
 
 
Para mais informações e conselhos práticos, consulte o Manual de Eco-condução do IMT