Primeiro Lotus que correu na Fórmula 1 vai a leilão

| Revista ACP

Exemplar histórico, lançou a marca na categoria mais alta da competição automóvel há 66 anos.

Lotus-Type-12-840

Fotos: Bonhams

O Lotus-Climax Type 12 foi criado em 1957 por Colin Chapman para elevar o patamar da marca na competição automóvel. Naquele ano, foram construídos sete exemplares, cinco dos quais tornaram-se carros de fábrica.

Mas este Lotus com o chassi nº 353, qua agora vai a leilão pela Bonhams no próximo dia 10 de maio, foi pilotado por Graham Hill em corridas de Fórmula 2 e foi o primeiro a competir na Fórmula 1 apesar de não ter alcançado grandes resultados pelo facto da sua potência ser inferior às dos seus rivais de 2,5 litros.

De qualquer forma, fica o registo de ter sido o primeiro Lotus a participar na mais importante competição automobilística, conquistando, assim, o estatuto de verdadeira jóia por ter lançado a Lotus na “prova rainha”, fazendo com que mais tarde a marca conquistasse sete Campeonatos Mundiais de Construtores de Fórmula 1 e seis títulos de pilotos para Graham Hill, Jim Clark, Emerson Fittipaldi e Mário Andretti. No total, a Lotus alcançou 74 vitórias em Grandes Prémios durante os seus anos de competição na Fórmula 1.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O preço de venda deste Lotus-Climax Type 12 está estimado entre 290.000 e 390.000 euros, mas o seu valor histórico e emocional pode vir a aumentar a fasquia no momento da batida do martelo.

scroll up